Martine Carol em Jurujuba - 1959 |
Samanguaiá em Jurujuba - 1970[?] |
Janet Leigh e Harry Stone próximos a Fortaleza de Santa Cruz - 1961. |
Janet Leigh em Jurujuba - 1961 |
Jorge Guinle e Janet Leigh em Jurujuba - 1961 |
Martine Carol no Copacabana Palace, onde ficou hospedada - 1959. |
Martine Carol em Jurujuba - 1959 |
Tony Curtis em Jurujuba [?] - 1960 |
Tony Curtis em Jurujuba - 1960 |
Capa do Disco a GRANDE BOSSA DOS CARIOCAS, fotografada no veleiro Atrevida, que marcava ponto no Samanguaiá. |
VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU O QUE MARTINE CAROL, JANET LEIGH, TONY CURTIS, E OUTRAS ESTRELAS INTERNACIONAIS DE CINEMA TEM A VER COM NITERÓI?
UM DOMINGO AZUL NO SAMANGUAIÁ.
Lá pelos idos de 1950/60, capitaneados pelos bon vivants Harry Stone e Jorge Guinle; um programa sem igual para as starlets internacionais, de passagem no Rio, era pegar uma lancha no Iate Clube do Rio de Janeiro e singrar, mansamente, pelas águas da Guanabara.
Entre enseadas recortadas, uma a uma, pelas mãos da Mãe Natureza, Niterói, a capital histórica do Estado do Rio de Janeiro, era um ponto de apreciação muito visado pelo sossego e suas paisagens exuberantes.
Um ponto de parada obrigatório na época era o Samanguaiá Hotel e Restaurante. Para além da beleza do lugar havia o conforto e exclusividade do local cantado, em plena Bossa Nova, pelos versos do poeta Billy Blanco.
Domingo Azul - Billy Blanco.
Domingo azul, domingo azul, No Iate Clube é que começa a vida,
Qualquer semblante alegria estampa, Velas ao vento saiu o "Atrevida",
Já vai na barra bem distante a "Sampa", É o sol, é o céu, é o mar,
Na manhã cheia de azul, É Zezé deslizando no esqui,
Por aqui, por ali, A marola já vem, Cresceu, vai saltar,
Muito bom, muito bem, saltou, Quanta coisa linda no Samanguaiá.
Conheça mais sobre a música aqui.
Pode-se depreender que Jurujuba e o seu Samanguaiá eram como a Búzios dos dias atuais.
Eram os proprietários do estabelecimento os irmãos Kamel Yosif Farsoun e Pierre Joseph Farsoun. Velejadores de todo mundo tinham ali um ponto de acolhida, sendo toda a enseada de Jurujuba e São Francisco tradicionais redutos da vela em Niterói, desde as primeiras décadas do século XX.
Também o presidente Juscelino Kubitschek e Dna Sara foram frequentadores, além do cantor Roberto Carlos, que sempre chegava com sua lancha Lady Laura.
No Samanguaiá, pratos sofisticados para a época, como o Estrogonofe com batatas francesas, Coquetéis de Camarão e o famosíssimo Frango à Maryland eram o porto seguro para restaurar as forças dos velejadores.
O interesse político no desmantelamento do antigo Estado do Rio de Janeiro gerou políticas públicas inadequadas para a industrialização e o desenvolvimento social do lugar. A questão ambiental esquecida transformou Jurujuba em esgoto aberto e sua população desdobrou-se desamparada de qualquer apelo social
Na atualidade o Samanguaiá abriga a sede do Projeto Grael, onde são mantidos programas esportivos, educacionais, ambientais e profissionalizantes, voltados para estudantes da rede pública. Os antigos quartos do hotel foram transformados em oficinas profissionalizantes, sala de audiovisual, escritórios, na Biblioteca Ingrid Schmidt Grael.
O antigo salão do restaurante e sua famosa varanda, com vista para toda a Enseada de Jurujuba e para a Praia de Icaraí e para a Praia de São Francisco, Charitas, ainda encantam os visitantes.
Domingo Azul de Billy Blanco pode ser ouvida no link: https://soundcloud.com/bossanovac…/billy-blanco-domingo-azul
Fonte: Olhar Nictheroy
---------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
PARCERIA DE MAIS DE 50 ANOS ENTRE O RIO DE JANEIRO E MARYLAND PROMOVE VIAGEM DE PROFESSORAS DE NILÓPOLIS AOS EUA (tudo começou no Samanguaiá)
Filha de Kevin Costner visita o Projeto Grael Projeto Grael no Programa Estrelas: assista ao vídeo gravado no Projeto Grael com Angelica e o ator Bruno Garcia
Retrospectiva: famosos visitam o Projeto Grael
Outras curiosidades e fatos históricos associados ao Samanguaiá e ao Projeto Grael
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.