sexta-feira, 6 de abril de 2018

MERCADO MUNICIPAL DE NITERÓI: revitalização começará nos próximos meses



Mercado desativado há mais de 30 anos será totalmente reformado e transformado em um polo dedicado à cultura e à gastronomia. Imagem: Divulgação/Prefeitura de Niterói



Prefeitura firmou parceria público privada para recuperar e gerir o espaço que deve ser inaugurado em 2019

Um novo espaço de gastronomia, cultura e lazer em Niterói: o Mercado Municipal Feliciano Sodré, desativado há mais de 30 anos, será totalmente reformado e transformado em um polo dedicado à arte de comer e beber bem. A estimativa é que as obras comecem nos próximos meses. A inauguração está prevista para segundo semestre de 2019.

“O Mercado Municipal será uma referência no estado, promovendo o encontro entre urbano e rural, trazendo a produção hortifrutigranjeira para a cidade junto com a gastronomia, queijarias, temperos, cervejarias artesanais. Não será uma série de lojas e sim uma experiência gastronômica, de cultura e lazer. O mercado vai promover a revitalização da área, estimular a economia da região e o turismo, gerando empregos e renda”, explica o prefeito Rodrigo Neves.

Ele aponta que essa é mais uma das iniciativas para estimular a geração de empregos na cidade e destaca outras ações do governo, como a redução da alíquota de ISS para o setor hoteleiro com o objetivo de incentivar novos negócios na cidade, a regulamentação da Lei dos Cervejeiros, a criação do Polo Cervejeiro e da Rota Gastronômica da Região Oceânica e a Lei do Audiovisual, que pretende transformar a cidade em referência do setor.

“O projeto de revitalização do Mercado visa retomar a memória afetiva da cidade em relação ao equipamento. A Prefeitura está buscando parcerias no setor privado para realizar grandes projetos na cidade e essa PPP é mais um desses exemplos. As obras serão custeadas integralmente pelo consórcio e a população será beneficiada pelo resgate da sua história”, explica a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle, Giovanna Victer.

A Parceria Público Privada (PPP) que será firmada entre a Prefeitura e o consórcio Novo Mercado Municipal de Niterói, vencedor da licitação, garante investimento de R$ 65 milhões em três anos, sendo R$ 25 milhões na reforma do atual prédio.

O modelo escolhido para a parceria é a concessão de obra pública, onde o concessionário realiza a obra e se remunera a partir da atividade desenvolvida no imóvel. O consórcio Novo Mercado Municipal de Niterói, formado pelas empresas RFM participações, Nacional Shopping Planejamentos e Reestruturação de Shopping Center e L1 M3 Publicidade, foi o vencedor da licitação e terá a concessão do espaço por 25 anos.

“Niterói surpreendeu pelo profissionalismo da gestão que foi um estímulo para investir na cidade. A cidade tem posição geográfica interessante, um enorme potencial e índices econômicos e sociais extremamente positivos na contramão de um Brasil que está em crise”, conta Sofia Avny, diretora da empresa Nacional Shopping.

Projeto – A área tem cerca de 9.700 metros quadrados, destes, 3.662 metros quadrados pertencem ao prédio do Mercado Municipal. A obra contará com duas fases. A primeira é a reforma do prédio, que terá a fachada art déco do prédio mantida, mas vai receber intervenções para trazer para o século XXI.

No térreo, o mercado contará com delicatessens, restaurantes, quiosques de flores, de artesanato e alimentos, entre outros produtos. No mezanino ficarão restaurantes e, no entorno, jardins, um biergarten, onde poderão ser apreciadas cervejas artesanais, e outros restaurantes.

Na segunda fase, o entorno do mercado será beneficiado. Serão construídas uma nova praça e um centro cultural e edifício garagem com 300 vagas. O prédio contará com reaproveitamento de água de chuva e telhado verde, entre outras medidas de sustentabilidade.

A previsão é que o município tenha uma contrapartida fixa mensal de acordo com o sucesso do empreendimento. Além da outorga, uma espécie de aluguel, o município receberá 6% do faturamento mensal. O maior valor de outorga é o critério da escolha da concessão.

O Mercado Municipal Feliciano Sodré foi construído entre 1927 e 1930. Desativado em 1976, o imóvel passou a abrigar o Depósito Público Estadual a partir da década de 1980.

Fonte: O Fluminense











Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.