terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Integrantes do Projeto Grael estão perto de conquistar a vitória na regata Cape Town-Rio

Tripulantes brasileiros (do Projeto Grael) e sulafricanos a bordo do City of Cape Town.

Barco deve chegar nesta terça. Edição comemora os 40 anos da tradicional prova oceânica

Por Mariane Thamsten
Da Velassessoria

O barco City of Cape Town, do comandante Gerry Hedie, está previsto para cruzar a linha de chegada da regata Heineken Cape Tow-Rio ao meio dia desta terça-feira (1) e garantir a vitória desta edição no tempo corrigido. Além de três sul-africanos, o veleiro é tripulado por quatro integrantes do Projeto Grael – instituição social criada pelos velejadores Torben, Lars e Axel Grael e Marcelo Ferreira – e únicos representantes do Brasil na competição. Os quatro jovens estreiam no oceano com a possibilidade de subir no lugar mais alto do pódio.

A histórica regata entre a África do Sul e o Brasil está comemorando 40 anos e nas duas últimas edições teve como destino Salvador, capital da Bahia. No ano passado, o Iate Clube do Rio de Janeiro, com o apoio da Prefeitura, resgatou a prova para a cidade e no dia 15 de janeiro, exatos 40 anos depois da primeira largada em 1971, mais de 20 embarcações largaram com destino à costa carioca.

Os velejadores Torben Grael, Lars Grael e Marcelo Ferreira vão recepcionar os alunos do Projeto Grael.

A festa de premiação ocorrerá no dia 13 de fevereiro, às 19h30, no Iate Clube do Rio de Janeiro, e contará com a presença do prefeito, Eduardo Paes.

Saiba mais sobre o Projeto Grael

O Projeto Grael foi criado há doze anos em Niterói por uma iniciativa dos irmãos Torben e Lars Grael e do velejador Marcelo Ferreira. Atualmente, o irmão mais velho, Axel Grael, ex-presidente da Feema e também velejador, é o presidente da instituição.

Desde a sua fundação, o Projeto Grael, também conhecido como Instituto Rumo Náutico, vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação, que serviu como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, e o Projeto Navegar/Segundo Tempo, iniciativa federal desenvolvida em diversas cidades brasileiras.

2 comentários:

  1. Parabéns aos meninos e ao Projeto Grael por essa vitória!!! (acabei de ler a notícia de que eles já cruzaram a linha de chegada!!!)

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.