sábado, 19 de fevereiro de 2011

Para comemorar: o novo governo do Pará quer reativar unidades do Projeto Navegar

Canoístas do Projeto Navegar de Soure, na Ilha do Marajó. Iniciativa do velejador Lars Grael, quando foi secretário Nacional de Esportes, a iniciativa (inspirada no Projeto Grael) sobrevive graças ao esforço de lideranças esportivas e comunitárias locais. Foto de Axel Grael.

Seel promove reunião com federações nesta sexta-feira
Da Redação. Agência Pará


A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) vai coordenar uma reunião de trabalho que acontece nesta sexta-feira (18), a partir das 18h, na sede da Federação Paraense de Futebol. A expectativa é que quarenta representantes das federações compareçam ao evento. O secretário-adjunto da Seel, Christian Costa quer debater com as federações os novos modelos de gestão para o esporte no Pará, assim como as possíveis mudanças nas regras para indicações de atletas ao Programa Bolsa Talento, que atualmente mantém 135 nomes com custo mensal de R$ 180 mil.

"Queremos debater as mudanças em grupo. Cada federação terá seu momento para apresentar sugestões e idéias. Não temos nada definido ainda, vamos construir um nono modelo baseado na administração compartilhada", disse o secretário-adjunto, que deverá aproveitar o momento para anunciar os resultados do encontro realizado no Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ocorrido na última quarta-feira (16), no Rio de Janeiro.

Além dos debates com as federações, a Seel também está finalizando os preparativos para o 11º baile de carnaval do projeto Vida Ativa na Terceira Idade, programado para o dia 3 de março no salão de festas da sede campestre da Assembleia Paraense, na avenida Almirante Barroso. A previsão é de que seis mil pessoas prestigiem o evento, já considerado um encontro tradicional das entidades que desenvolvem as políticas sociais de atenção à pessoa idosa. Durante o baile será eleita a Rainha das Rainhas do Carnaval da Melhor Idade.

A diretora de eventos da Seel, Ana Júlia Chermont, e o coordenador do projeto, professor Fernando Oliveira, promoveram uma reunião com representantes de clubes e entidades envolvidas no projeto, na tarde desta quinta-feira (17). A ideia é organizar um dos maiores bailes da história do projeto Vida Ativa, que além da prática esportiva, promove ações de interação social. "A reunião foi positiva e contou com a participação de 21 entidades que atendem os idosos de Belém, Castanhal, Colares, Barcarena, Marituba e Ananindeua", explicou Ana Júlia Chermont.

Mudança - Ainda na linha de mudanças, a Seel estuda um novo formato para administração do projeto Navegar, de prática de remo, vela e canoagem. A professora Suzete Montalvão quer repassar os barcos em sistema convênio para associações que trabalhem a filosofia do projeto, baseado no respeito ao meio ambiente e reforço escolar. As primeiras experiências já foram acordadas com o município de São Sebastião da Boa Vista, na ilha de Marajó, e com a colônia de pescadores da Baía do Sol, na ilha de Mosqueiro.

O projeto Navegar foi criado pelo iatista Lars Grael e fez muito sucesso nos rios paraenses. Antes de ser abandonado pela gestão passada, contava com seis núcleos de funcionamento nos municípios de Soure, Senador José Porfírio, Santarém, São Domingo do Capim e Tucuruí.
Ascom Seel

Fonte: Agência Pará

Um comentário:

  1. ESCOLINHA NAVEGAR SOURE
    ”Lars Grael”
    2ª Rua Tv 11 e 12 Bairro Centro (Parque de exposições Irval Lobato)
    Facebook: Navegar Soure/91983053803/91985409903 - Zap
    VELA – CANOAGEM – NATAÇÃO – VOLEIBOL – BASQUETEBOL – FUTEBOL – TENIS DE MESA - TREINAMENTO FUNCIONAL – CIVISMO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL.


    PROJETO 2017


    APRESENTAÇÃO

    O Projeto Navegar Soure foi fundado no dia 27 de julho no ano de 2000, pelo Iatista Lars Grael e trabalhou com 80 crianças de 10 – 15 anos. Neste ano várias autoridades municipais, estaduais e nacionais vieram até o município de Soure para implantar o PROJETO NAVEGAR, que logo se tornou um grande atrativo para toda a sociedade, pois este projeto além de desenvolver as atividades náuticas, também trabalhava o meio ambiental, civismo, disciplina e inclusão social.

    Lars Grael inalgurando o projeto em Soure – 2000 Regata no Rio Paracauari – 2000

    O projeto perdurou por 08 anos e obteve várias conquistas sociais e em competições estaduais e nacionais. O principal atrativo do NAVEGAR era sem dúvidas o desfile da semana da pátria, onde todos os alunos do projeto desfilavam e encantavam a população com um exemplo de patriotismo, marchando e cantando os hinos do PARÁ, CISNE BRANCO, BRASIL e outros.

    HOJE algumas pessoas apaixonadas pelo PROJETO, (ex-funcionários, ex-alunos, pais de alunos e simpatizantes), voluntariamente reuniram-se no intuito de resgatar o mesmo, por ocasionar de haver uma cobrança mútua em relação a falta que o NAVEGAR faz a sociedade, devido não termos políticas publicas voltadas as nossas crianças e adolescentes, onde não há nenhum projeto social em nosso município que supra essa necessidade. Com isso, as drogas e a violência invadem um espaço que seria da EDUCAÇÃO, do ESPORTE e da CIDADANIA.
    Atualmente o projeto conta com recursos próprios desses voluntários, por falta de patrocínios e parcerias, com isso estamos atendendo inicialmente apenas 80 alunos, mas com a intenção de aumentarmos buscando a ajuda da sociedade em geral.
    Portanto, com esse retorno, queremos dar nossa parcela de contribuição para que juntos possamos fazer uma Soure melhor.


    OBJETIVO:

    Levar e tornar acessível à prática dos esportes náuticos às comunidades carentes, bem como outras atividades esportivas paralelas, conscientização ambiental, noção de civismo e disciplina. Onde através destas tentamos trabalhar a prevenção contra as drogas e a violência, principalmente nas áreas de risco onde nossos jovens se tornam vulneráveis a esse tipo de mal que infelizmente assola nosso município. Contudo, fazendo uma boa inclusão social sem distinção de raça, sexo ou religião, não queremos formar somente atletas, e sim pessoas de bem, verdadeiros cidadãos.


    META:

    • Alcançar nossos objetivos,
    • Estimular atividades esportivas náuticas e terrestres,
    • Incentivar e melhorar o desenvolvimento escolar dos alunos,
    • Atender o maior número de alunos possível,
    • Conseguir boas parcerias.


    MATERIAIS QUE O PROJETO TEM HOJE:

    Nº EQUIPAMENTO MARCA QUANTIDADE
    1. Caiaque Escola 08
    2. Caiaque Olímpico 01
    3. Caiaque Surfinho 03
    4. Vela Optimist 05
    5. Casco de lancha Alumínio 02
    6. Bola de futebol Comum 02
    7. Mesa de Tênis de Mêsa Pro-tenis 01
    8. Aros de Basquete Comum 02
    9. Coletes Salva Vidas Comum 10
    10. Bola de Basquet Spalding 01
    11. Bola de Volei Comum 01
    12. Cadeiras Comum 20

    Obs: A maiorias desses equipamentos foi doação e o material náutico está sendo restaurados pelos próprios monitores.


    MATERIAIS DE ESPORTE NECESSÁRIOS:

    Nº EQUIPAMENTO MARCA QUANTIDADE
    01 Colete salva vida Comum 25
    02 Bola de futebol Livre 05
    03 Bola de Basquete Livre 02
    04 Bola de Vôlei Livre 02
    05 Bola de Tênis de Mesa Livre 20
    06 Cesta de Basquete Livre 02
    07 Velas Optimist 05
    08 Jogos de Xadrez Livre 08
    09 Raquete de Tênis de Mesa Buterfly/DHS 04
    10 Corda para Ancora Média 40 m

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.