quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Meio ambiente, meio esporte

O velejador sul-africano Gerry Heggie, comandante do barco City of Cape Town, com a tripulação brasileira composta por velejadores do Projeto Grael. Da esquerda para a direita, Hallan Batista, Samuel Gonçalves, Gerry Heggie, Allan Tavares e Alex Sandro Mattos. Foto de Fred Hoffmann.

O texto abaixo é de Pedro da Cunha e Menezes, Consul Geral Adjunto do Brasil na Cidade do Cabo..
Publicado no site O Eco
08 Fev 2011, 18:40
---

Meio ambiente, meio esporte

Está confirmado! Mesmo computados todos os “handicaps”, o barco vencedor da Regata Cidade do Cabo-Rio é o City of Cape Town. Apesar do nome, o veleiro capitaneado pelo sul-africano Garry Heggie era o único entre os 17 competidores que contava com tripulantes brasileiros. Os Fluminenses Alex Mattos, Samuel Gonçalves, Hallan Batista e Allan Tavares ralaram para conquistar o caneco desta que é a maior regata transatlântica.

Os brasileiros são pupilos de Axel Schmidt Grael. Foram treinados no projeto que Axel mantém em Niterói com seus irmãos Lars e Torben. Para quem não liga o nome à pessoa, Axel é ex-presidente do Instituto Estadual de Florestas do Rio de Janeiro, ex-presidente ds FEEMA e ex-subsecretário de Meio ambiente do Estado do Rio. Ao que consta, todos os minutos de sua vida que passou desembarcado foram dedicados à preservação ambiental.

Como não podia deixar de ser, a conquista de seus alunos é também uma vitória para a Baía de Guanabara. Como profissional e ongueiro Axel sempre militou pela limpeza das suas águas. É ali que velejam os integrantes do Projeto Grael. Sua conservação está embutida nos ensinamentos do dia a dia. Alçar garotos com esse grau de conscientização a uma posição de fama e destaque ajuda a difundir mais amplamente a luta por uma baía limpa.

Parabéns Axel! Parabéns Projeto Grael!

----
Leia mais sobre o Projeto Grael em O Eco: Aprender, ensinar e sonhar (com a natureza) sempre faz bem, por Suzana Pádua.
----

PS: Obrigado, Pedro. Sem a sua ajuda, do embaixador Joaquim A. Whitaker Salles e dos organizadores da regata - em particular o Sr. John Martin, comodoro do Royal Cape Yacht Club - não teríamos como oferecer esta oportunidade tão bem aproveitada por nossos velejadores.

Muito obrigado.
Axel Grael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.