sábado, 19 de fevereiro de 2011

Lars Grael será palestrante em evento na Assembleia Legislativa de MG

Velejador Lars Grael

Semana terá últimos temas do Fórum Democrático a partir de terça

Extraído de: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais - 18 de Fevereiro de 2011

A programação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na semana de 21 a 25, está centrada na segunda rodada do Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, que começou no dia 15 e prossegue até quinta-feira (24). Nesta semana estarão em evidência as palestras e debates, a partir desta terça-feira (22/2/11), sobre Governança Regional e Urbana, Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos e Esporte e Juventude. Um dos destaques será a presença do medalhista olímpico de iatismo e membro da Comissão Nacional de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro Lars Grael.

O Fórum tem o objetivo de colher contribuições de especialistas, parlamentares e cidadãos para a construção de sua agenda institucional para a Assembleia nos próximos dois anos. Na semana passada foram debatidos cinco temas: Desenvolvimento Econômico e Inovação, Meio Ambiente, Educação, Cultura e Defesa Social. As inscrições continuam abertas, já que são feitas separadamente em cada tema, e podem ser efetivadas no portal da Assembleia (www.almg.gov.br) ou pessoalmente, no Centro de Atendimento ao Cidadão (Rua Rodrigues Caldas, 30), até o início da atividade de interesse do participante.

Debates temáticos - Primeiro tema da semana, a Governança Regional e Urbana, que começa às 14 horas de terça-feira (22), no Plenário, terá como um dos expositores o professor Clélio Campolina, reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para ele, as transformações mundiais, sejam elas causadas por crises econômicas ou alterações geográficas, devem ser acompanhadas com atenção pelos gestores públicos. "É preciso estar atento às repercussões dessas mudanças mundiais no Brasil e em Minas, um Estado exportador de commodities, e também à linha de ação que devemos ter para nos preparar para o futuro", reforça o professor, especialista em economia regional e desenvolvimento econômico.

No painel sobre saúde, que se realiza na quarta-feira (23), às 9 horas, uma das expositoras é a pesquisadora Mônica Viegas, professora adjunta do departamento de Ciências Econômicas da UFMG. Segundo Viegas, que coordena o grupo de pesquisa em Economia da Saúde do CNPq, as deficiências da medicina preventiva e a falta de profissionais de saúde em áreas distantes dos grandes centros são duas prioridades a serem enfrentadas pelos governos.

No mesmo dia, às 14 horas, o Fórum aborda o tema da assistência social, tendo como expositora, entre outros, a diretora do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Simone Albuquerque. Para ela, um dos grandes desafios do fórum é encontrar formas de viabilizar financeiramente os serviços de assistência social nos menores municípios de Minas Gerais.

Na quinta-feira (23), a partir de 9 horas, os debates serão sobre direitos humanos. Um dos expositores é o desembargador Herbert Carneiro, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que defende a análise do tema de forma ampla no evento. Carneiro considera fundamental a discussão sobre os temas que refletem os direitos globais, como a promoção da paz, a livre determinação dos povos, a garantia a um meio ambiente sadio, o combate à tortura, a proteção às mulheres e crianças, entre outros.

À tarde, a partir de 14 horas, os debates serão sobre esporte e juventude, tendo como um dos expositores o diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Emerson Silami. Ele defende a melhoria das estruturas esportivas e o fomento ao esporte nas escolas e universidades como alguns dos pontos que deveriam estar no centro das discussões legislativas nos próximos anos. O medalhista olímpico Lars Grael também participará da mesma mesa.

Consultas - O Fórum Democrático foi precedido de três etapas de consultas, que tiveram o objetivo de gerar subsídios qualificados para enriquecer o evento e para dar sustentação à construção da agenda do Parlamento mineiro. As consultas foram feitas com os parlamentares da 16ª Legislatura, com especialistas nas dez áreas abordadas, e com a sociedade, por meio de consulta pública, que ficará aberta até o dia 28 de fevereiro. Para participar, basta acessar o hotsite do evento no site da ALMG. A realização do fórum faz parte do Direcionamento Estratégico, instrumento de planejamento formulado pela Casa para balizar sua atuação nos próximos dez anos.

Confira a programação da semana:

22/2/11 (terça-feira)

14 horas: Governança Regional e Urbana - expositores: reitor da Universidade Federal de Minas Gerais e Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Clélio Campolina Diniz; presidente do Instituto de Mobilidade Sustentável - Rua Viva, João Luiz da Silva Dias; professora adjunta da Faculdade de Arquitetura da UFMG, Jupira Gomes de Mendonça.

15h15: Apresentação de sugestões e debate

23/2/11 (quarta-feira)

9 horas: Saúde - expositores: secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa Teixeira; professora adjunta do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e líder do grupo de pesquisa em Economia da Saúde e Criminalidade no CNPq, Mônica Viegas; consultor da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, José Maria Borges.

10h30: Apresentação de sugestões e debate

14 horas: Assistência Social - expositores: diretora do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Simone Albuquerque; presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho; gerente de informação, monitoramento e avaliação da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social de Belo Horizonte, Carla Andréa Ribeiro.

15h15: Apresentação de sugestões e debate

24/2/11 (quinta-feira)

9 horas: Direitos Humanos - expositores: desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Herbert Carneiro; membro da Coordenação do Fórum Mineiro de Direitos Humanos e do Comitê Mineiro de Educação em Direitos Humanos, Egídia Maria de Almeida Aiexe; advogada e especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública, Márcia Maria de Paiva Borges Martini

10h15: Apresentação de sugestões e debate

14 horas: Esporte e Juventude - expositores: membro da Comissão Nacional de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro e ex-secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Lars Grael; membro do Conselho Nacional de Juventude e ex-coordenador geral da Comunidade Empreendedores de Sonhos, Josbertini Virgínio Clementino; diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Emerson Silami; gerente de Lazer e Esportes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Antônio Muzzi.

15h15: Apresentação de sugestões e debate

Fonte: JusBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.