sábado, 1 de maio de 2021

Sustentabilidade: um caminho sem volta



Christa e Axel Grael no Parque da Cidade, uma das atrações do Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT.


Com muito orgulho, participei nos últimos anos de uma verdadeira transformação na forma como Niterói enxerga suas riquezas naturais. A cidade, que já carrega grande tradição ambientalista, avançou em seu pioneirismo.

Sustentabilidade deixou de ser uma política periférica e se tornou uma prioridade de governo em nossa cidade. Alcançamos a universalização do abastecimento de água e o tratamento de esgoto chega a 94,5%, os melhores índices do Estado do Rio. Os números elevam a cidade a uma das melhores performances do país em saneamento

Esta foi apenas uma das muitas vitórias do município que passou a ter 50% de seu território como área de proteção ambiental, através do programa Niterói Mais Verde (Decreto 11.744/2014), que criou o Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT). O sonho antigo, que trago comigo há muitas décadas, de uma Niterói ciclável, começou a se tornar realidade. Triplicamos a rede cicloviária da cidade, que atualmente conta com uma malha de 45 km e vai ultrapassar os 100 km com a implantação do sistema cicloviário da Região Oceânica.

O desenvolvimento econômico sustentável é um caminho sem volta e lideranças mundiais estão procurando potencializar esta tendência. Ganhou ênfase, sobretudo nos países europeus, o debate acerca da Economia Verde e da mitigação do impacto das mudanças climáticas.

É com este foco também que Niterói seguirá em frente, com investimento em áreas verdes e na drenagem sustentável, como a que estamos realizando no Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis.

O momento atual, diante das ameaças do coronavírus, que já mudou as dinâmicas de sociedade, nos estimula a sonhar com um mundo sob bases mais justas, democráticas e sustentáveis. Não há espaço para o retrocesso. Niterói tem histórico, tradição e vocação para o avanço.

Axel Grael
Prefeito de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.