Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) - Parceria com UFF e Prefeitura de Niterói promove sustentabilidade, inovação e desenvolvimento socioeconômico
Em novembro de 2019, quando ainda era secretario da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG, na presença do prefeito Rodrigo Neves, do reitor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega. apresentei em evento realizado na Sala Nelson Pereira dos Santos, a parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal Fluminense para a seleção e o financiamento de projetos aplicados. Começava ali o Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados - PDPA, um investimento da Prefeitura de Niterói no valor de R$ 25 milhões, para o desenvolvimento de projetos e pesquisas da UFF para a soluções de prioridades da cidade de Niterói. Os projetos foram selecionados mediante edital, contando com 323 propostas inscritas e foram selecionados 78 projetos, que tiveram início agora em 2021.Uma cidade verdadeiramente inteligente é aquela que usa a tecnologia e sua infraestrutura a serviço da população. É com este propósito que foi lançado o Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA). Parceria entre a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha (FEC) com o objetivo principal de incentivar o desenvolvimento de projetos aplicados para promover soluções relacionadas aos desafios prioritários do município associados às diferentes áreas do Plano Estratégico Niterói que Queremos (NQQ) 2033 e às metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Com investimento da ordem de R$ 25 milhões, o PDPA vai investir em projetos em áreas como educação, turismo, empreendedorismo, sustentabilidade e inclusão social.
No setor cultural, a “Niterói em imagens” propõe um repositório digital de fotografias e filmes. Consiste no desenvolvimento e criação de um portal na internet para a difusão de registros fotográficos e audiovisuais, de caráter histórico, da cidade de Niterói. O portal irá mapear a cultura audiovisual de Niterói, localizando e contextualizando filmes e materiais audiovisuais que registraram Niterói, além de locais onde funcionaram e ainda funcionam salas de cinema, cineclubes e escolas de cinema e fotografia, registrando a memória desses espaços de produção, ensino, exibição e reflexão.
Esses são apenas alguns exemplos desse grande leque de projetos que serão implementados por meio do PDPA. A pandemia nos trouxe inúmeros desafios e esse novo ciclo de investimentos em Niterói integra diversas ações para alavancar a economia da nossa cidade.
O PDPA estimula a sinergia entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura Municipal de Niterói e fortalece as ações de cooperação de maneira efetiva e inovadora para o desenvolvimento socioeconômico sustentável das diversas regiões do município.
A UFF, com seus cerca de 50 mil alunos, é um tesouro da nossa cidade e traz contribuição efetiva e inovadora para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, com inclusão social, das diversas regiões do município. Precisamos reter nossos talentos na cidade e gerar emprego incentivando o desenvolvimento econômico. Vamos superar esse grande desafio com planejamento e responsabilidade.
Axel GraelPrefeito de Niterói
--------------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
PDPA: Divulgados os resultados da seleção de projetos da UFF apoiados pela Prefeitura de NiteróiA NITERÓI QUE QUEREMOS: Prefeitura lança plano estratégico para os próximos 20 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.