terça-feira, 24 de março de 2020

CORONAVÍRUS: favela no Fonseca será a primeira brasileira a receber equipe de sanitização



A Prefeitura de Niterói está desenvolvendo uma série de medidas para conter o coronavírus e prevenir os efeitos sanitários e econômicos desta que é uma das maiores crises já enfrentadas pelo mundo.

O vírus tem grande capacidade de proliferação, com contaminação por contato e por proximidade entre as pessoas e, uma vez expelido, tem capacidade de resiliência em superfícies nos espaços de convívio e objetos utilizados pelas pessoas.

Daí a importância do trabalho de sanitização dos espaços públicos da cidade, como o que foi iniciado pela Prefeitura no último domingo. A tecnologia é a mesma utilizada para o combate da epidemia na China e foi recomendada em entendimentos com o cônsul daquele país no Rio de Janeiro, em reunião mantida com o prefeito Rodrigo Neves e com a minha presença.

A iniciativa começou por Icaraí pois é o bairro com a maior proporção de idosos e, agora, chegará à primeira comunidade da Região Norte da cidade.

Niterói continuará buscando todos os recursos para superar da melhor forma, com menor transtorno e sofrimento da sua população.

Que cada um faça a sua parte. Diante da pandemia, o maior ato de cidadania, solidariedade e amor ao próximo é ficar em casa. Unidos vamos vencer o coronavírus.

Axel Grael
Secretário
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói



--------------------------------------------------


Coronavírus: favela no Fonseca será a primeira brasileira a receber equipe de sanitização

Vila Ipiranga, favela do Fonseca | Reprodução


Por Ana Cláudia Guimarães
A Vila Ipiranga, no Fonseca, será a primeira favela brasileira a ser sanitizada. A Prefeitura de Niterói começa amanhã o trabalho com 25 homens da equipe de higienização, com a expertise chinesa, na favela que abriga 12 mil pessoas.

A prefeitura da cidade também distribuirá 80 mil kits de limpeza (detergente, sabão em pó, sabonete líquido, álcool e água sanitária) para todos as 80 mil famílias atendidas pelo programa Médico de Família. Ao todo são 220 mil pessoas, todas pobres e de classe média baixa:
- Em dezembro, quando começou a pandemia na China, comecei a estudar medidas para Niterói. Temos a maior concentração de idosos do Rio, a maior proporção de médicos por habitantes do Brasil e maior proporção de famílias da classe média alta do Rio viajando para o exterior. A sociologia me ajudou a agir nesse momento - afirma Rodrigo Neves, o prefeito da cidade.

Equipe com 25 homens vão sanitizar favela no Fonseca | Reprodução


Fonte: Coluna Ancelmo Gois, O Globo








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.