terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Vídeo critica o sistema "Cap and Trade" como solução para as mudanças climáticas



O vídeo acima é um bem feito e eficiente instrumento de lobby contrário ao sistema de "Cap and Trade", uma das soluções que se apresentam para controlar as emissões de gases de efeito estufa e reverter o processo de mudanças climáticas.

Este sistema, assim como outras opções que estão na mesa dos formuladores de políticas públicas e negociadores climáticos internacionais, são polêmicos e levantam vozes exaltadas, tanto contra como a favor. O conflito e a falta de consenso mínimo é o maior motivo pelo qual há uma grande dificuldade em se avançar nos acordos climáticos internacionais.

Apesar de toda polêmica, o sistema de "Cap and Trade" tem sido defendido e promovido pela EPA - Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, acaba de ser implantado por força de lei na Califórnia e tem se expandido no mundo como um instrumento de controle aplicável não só para emissões atmosféricas, mas também para efluentes líquidos, para resíduos sólidos, florestas, etc.

Curiosamente, o "Cap and Trade" tem sido um dos temas mais presentes na campanha política republicana para a presidência dos EUA. Os candidatos acusam-se mutuamente quanto ao seu grau de rejeição ou apoio ao sistema. É curioso, pois o Partido Republicano é a maior força de resistência contra as políticas ambientais e bloqueia sistematicamente qualquer iniciativa democrata de garantir avanços no Congresso americano. Eles têm os motivos deles. Afinal, são os grandes defensores do "business as usual".

Assista o vídeo, leia mais sobre o assunto aqui no blog e em outras fontes e forme a sua opinião. As mudanças climáticas referem-se ao nosso futuro e são importantes demais para você delegar a outros que decidam por você. PENSE NISSO.

------------------------------
Leia mais matérias no Blog sobre mudanças climáticas aqui

Leia mais sobre o Cap and Trade em:
- http://axelgrael.blogspot.com/2012/01/europa-se-esforca-para-se-manter-na.html
- http://axelgrael.blogspot.com/2011/04/cap-and-trade-sistema-de-reducao-das.html
- http://axelgrael.blogspot.com/2012/01/restauracao-de-areas-umidas-pode-ser.html
- http://axelgrael.blogspot.com/2011/12/rio-tera-primeira-bolsa-verde-do-pais.html
- http://axelgrael.blogspot.com/2011/10/california-e-o-primeiro-estado-nos-eua.html
- http://axelgrael.blogspot.com/2011/02/pesquisa-analisa-salarios-e.html

Um comentário:

  1. em português, aqui. http://www.youtube.com/watch?v=IPS5jTwo1Tk

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.