quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Atletas se mobilizam por legado ao esporte educacional dos Jogos Olímpicos no Brasil


Instituição Atletas pela Cidadania prepara estratégias de ação ao Ministério do Esporte

A preocupação com o legado social dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro tem mobilizado atletas e ex-atletas olímpicos a se articularem de modo a valorizar ainda mais o esporte educacional. Nesta terça-feira, Raí (futebol), Lars Grael (iatismo), Magic Paula e Pipoca (basquete) propuseram ao secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte (Snelis), Afonso Barbosa, a criação de uma agenda social e educacional por meio do esporte.

Representando a instituição Atletas pela Cidadania, o documento que detalha a agenda já fora encaminhado à presidente Dilma Rousseff, em outubro do ano passado, com as metas propostas. Uma delas é levar o esporte educacional a 100% das escolas públicas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

- Vamos colaborar usando nossas imagens, nossas ideias para fazer essa mobilização social, para que a população nos dê o retorno e que o objetivo seja alcançado - declarou Raí.

O Atletas pela Cidadania tem como diretora executiva, Daniela de Castro e conta com a participação de vários esportistas que já atuavam individualmente na área social de acordo com sua modalidade. Uma das bandeiras defendidas é que todas as escolas brasileiras tenham professores e estrutura adequada para o ensino do esporte.

- Queremos ajudar, somar, dar subsídios de uma proposta contundente e com conteúdos que se somem ao verdadeiro legado da Olimpíada, mostrando que o esporte tem capacidade de valorizar a juventude, de agregar valor e transformar uma nação - enfatizou o iatista Lars Grael.

A ex-jogadora de basquete Magic Paula defendeu uma mudança na cultura esportiva. Para ela, vencer no jogo é muito bom, mas esporte não significa apenas ganhar medalhas.

- Tudo começa na escola, na ludicidade. Precisamos sim agregar valor à qualidade de vida da juventude. A gente quer usar a nossa imagem para isso - afirmou.

Para Afonso Barbosa, iniciativas como essa resultam em ganho social.

- Trata-se de uma agenda muito positiva - elogiou o secretário, que se comprometeu a acelerar a implementação da proposta, junto com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo
 
Fonte: Portal Ahe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.