sábado, 19 de fevereiro de 2011

A Cidade Cresce Para a Barra - um fantástico vídeo para a história do Rio de Janeiro



Este video é um fantástico registro de um tempo em que foi possível planejar proativamente a expansão da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Mostra a concepção do urbanista Lúcio Costa para a Barra da Tijuca. IMPERDÍVEL.

Um comentário:

  1. Sensacional este video, um achado. Sou morador da Barra desde 1978 e frequentador de final de semana desde 1974. Já tinha visto o Plano Lucio Costa completo, em planta, no antigo escritorio do Arquiteto Sergio Bernardes. Metrô, interligação da BR101 com a Av. Brasil são coisas que estão sendo feitas agora 40 anos depois. Veja que faltaram vias importante. A via 5 (Av Abelardo Bueno) deveria continuar até emendar no itanhagá. Hoje uma via que acho importante mas não está neste plano seria a continuação da Via Parque vindo desde o posto 7 na Barra indo por tras do BarraShopping e Via Parque (paralela a Airton Senna), mas ligando através de uma nova ponte esta via ao Gardenia/Rio das Pedras. Tirando assim 40% do transito da Airton Senna.

    Pena que demoraram tanto para parar de jogar esgoto nas lagoas, ainda hoje toda a expansão imobiliaria da area do autodromo não está ligada ao emissario !!! Se disserem que está é mentira, pois vejo as saidas de esgoto (com pouco ou nenhum tratamento )diariamente.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.