domingo, 1 de agosto de 2010

Cresce o bloqueio aos transgênicos na Europa


A população europeia é uma das mais mobilizadas no mundo contra os produtos transgênicos, a ponto de 10 países já contarem com a proibição do seu cultivo, como a França, Alemanha, Áustria e a Hungria. No entanto, há um crescente movimento de governos locais pelo reconhecimento de Zonas Livres de Transgênicos, principalmente nos países que ainda são complacentes com os produtos agrícolas geneticamente modificados.

Neste sentido, um grande passo foi dado pela Região Autônoma da Madeira, Portugal, é a primeira região europeia a se tornar oficialmente livre de transgênicos. Na Espanha, país que tem as maiores extensas plantações de milho transgênico (76 mil hectares) e que abriga 42% dos experimentos ao ar livre, regiões autônomas como o País Basco, Astúrias, Canárias e Baleares, os conselhos insulares de Maiorca, Minorca e Lanzarote, a “Diputación” de Málaga e a Galícia, várias administrações locais e “cabildos insulares” do país já aprovaram leis locais contra essa polêmica prática agrícola.

Além das espanholas, mais de 200 outras regiões e milhares de municipalidades em outros países europeus já reivindicam ser reconhecidos como Zonas Livres de Transgênicos, o que tem sido combatido pela Comunidade Europeia, pelas indústrias e estados nacionais, como a Espanha.
Tornando-se Zonas Livres de Transgênicos, essas regiões e localidades querem impedir o plantio de sementes transgênicas. Muitas já contam com legislações locais, mas lutam pelo reconhecimento dessa figura legal por parte das autoridades europeias.

No caso do decreto legislativo aprovado pela Assembleia Regional da Madeira, é proibido introduzir e cultivar sementes transgênicas em seu território e seus infratores estão sujeitos a multas de 44.000 euros.

O reconhecimento europeu da iniciativa da Madeira é comemorada pelos ambientalistas, pois consideram que a Comunidade Europeia pode estar reformando a sua posição e dando um passo de afastamento do lobby pró-transgênico.
.
Enquanto isso, no Brasil, o lobby dos trangênicos, aliado ao Ministério da Agricultura, é fortíssimo e ganha todas!!!!
.
Axel Grael
---
Mais informações:
-
Site das regiões sem transgênicos: http://www.gmo-free-regions.org/
-
Mapa das Zonas Livres de Transgênicos na Europa: http://www.tierra.org/spip/spip.php?article433
-
-
Manifestação contra transgênicos em Saragoza: http://www.tierra.org/spip/spip.php?article813
-
Sobre o boicote aos campos experimentais com transgênicos: http://www.tierra.org/spip/spip.php?article1100

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.