sábado, 23 de janeiro de 2010

Velejadores do Rio Yacht Club em três das cinco melhores tripulações do Mundial de Star 2010

Os campeões mundiais de 2010, Percy e Simpson

Torben e Marcelo Ferreira, com Peter Siemsen, recebem o prêmio de terceiro colocado no Mundial.

Lars e Ronnie Seifert em ação.

Lars e Ronnie recebem o prêmio de quarto colocado no Mundial.

Lars e Torben, felizes com a dobradinha dos Grael entre os cinco melhores velejadores do mundo da Classe Star em 2010.

Os velejadores Iain Percy e Andrew Simpson são os vencedores do Campeonato mundial da Classe Star de 2010, que acaba de ser disputada no Rio de Janeiro. Os britânicos, atuais campeões olímpicos, confirmaram o favoritismo e venceram com muito brilho. Na última regata, muito suspense. A vantagem era grande e os únicos que poderiam tomar o título dos ingleses eram os suíços Flavio Marazzi e Enrico de Maria, líderes do ranking da ISAF (Federação Internacioanal de Vela) na classe Star.

Para conquistar o título, teriam que vencer a última regata ou ficar em segundo lugar e os ingleses teriam que ficar numa posição inferior ao 11 lugar. O suspense aconteceu por que boa parte da regata foi liderada por Lars Grael, seguido pelos suíços, em segundo lugar, enquanto os ingleses amargavam uma péssima colocação, bem abaixo do que precisariam. Parecia, naquelo momento, que teríamos uma surpresa, mas, no final, traídos pelo nervosismo e pelos ventos, os suíços não conseguiram sustentar a posição e acabaram caindo para o 12 lugar. Os ingleses, por sua vez, terminaram em 18, posição que acabou confirmando para eles o título, deixando os suíços com o vicecampeonato.
Nas posições seguintes vieram as tripulações niteroienses de Torben Grael/Marcelo Ferreira (terceiro lugar) e Lars Grael/Ronald Seifert (quarto lugar). Uma dobradinha dos irmãos Grael. Foi uma grande performance das duas duplas, pois iniciaram o Mundial muito mal e foram se recuperando ao longo da competição. Lars chegou a estar em 35 lugar. O carioca Alan Adler, que contou com Guilherme Almeida, (do Rio Yacht Club, de Niterói) como proeiro, terminou em quinto lugar na classificação geral. Robert Scheidt e Bruno Prada terminaram em nono lugar.

Com o resultado final, o Rio Yacht Club (Sailing) - o pioneiro, mais tradicional e vitorioso clube náutico de Niterói - terminou com seus velejadores ocupando três das cinco primeiras colocações, comprovando a força de seus atletas no cenário da vela no Brasil e no Mundo. Parabens ao Sailing!
Na cerimônia de entrega de prêmios, uma bela cena. Todos os competidores aplaudiram de pé a performance de Lars Grael, que supera as suas limitações físicas e ainda mostra um resultado de excelente nível nas competições da elite da vela mundial. Em 2009, Lars já havia conquistado a medalha de bronze no Campeonato Mundial realizado na Suécia.

Com base em nota da Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, Niterói, 3/01/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.