segunda-feira, 25 de abril de 2022

Carnaval de Niterói no Caminho Niemeyer foi um sucesso
















Depois de mais de dois anos de espera, devido à tragédia da covid-19, a atual situação da pandemia, controlada graças à vacinação, nos permitiu voltar a celebrar a maior festa popular do mundo. Aqui em Niterói, o Carnaval foi marcado pela emoção dos 15 mil componentes das 31 escolas que atravessaram o Caminho Niemeyer durante três dias, contagiando as mais de 45 mil pessoas que lotaram as arquibancadas. A nova Passarela do Samba foi o ponto alto dessa folia e veio para ficar, tornando a nossa festa ainda mais bonita e cada vez maior.

Foi emocionante ver de perto a felicidade estampada no rosto de cada niteroiense com esse retorno da folia, num clima de esperança e recomeço após atravessarmos esse que foi o maior desafio da nossa geração. Estive lá no Caminho Niemeyer com a minha esposa, Christa, o amigo e ex-prefeito Rodrigo Neves e o vice-prefeito Paulo Bagueira, e ficamos muito felizes em ver o quanto o Carnaval de Niterói, que já foi eleito o segundo maior do país, vem crescendo e ganhando mais notoriedade. Isso é resultado de todo trabalho que fizemos desde a gestão do Rodrigo para valorizar essa festa popular, o que contribuiu para avançarmos com a qualidade e visibilidade desta celebração, que é tão significativa para a cultura e a cadeia produtiva de Niterói.

É muito simbólico que essa volta do Carnaval aconteça no Caminho Niemeyer, um espaço que foi reaberto na gestão do Rodrigo e ganhou um novo significado, se consagrando como uma das principais áreas de lazer das famílias niteroienses e de valorização da cultura local. Também foi um momento de reencontro com a essência da festa momesca na nossa cidade. Na década de 80, o Carnaval foi sediado onde hoje está a obra de Niemeyer e esse retorno, após 40 anos, marca um novo tempo dessa festa em Niterói.

Além de ser a primeira grande celebração após o período desafiador da pandemia, o Carnaval Niterói 2022 ficará marcado na história da nossa cidade pela inovação. A Prefeitura preparou uma mega estrutura para receber os foliões, numa arena com capacidade para 5 mil pessoas, praça de alimentação e toda segurança e conforto.

A vibração do público foi um show à parte. Durante os três dias, as arquibancadas do Caminho Niemeyer ficaram lotadas, com famílias festejando esse reencontro e mostrando a força do Carnaval de Niterói. Crianças brincando e idosos se divertindo reforçaram o quanto a festa da nossa cidade é democrática. Niterói recebeu com todo carinho visitantes de outras cidades e países, como França e Peru, o que mostra a grandiosidade do nosso evento e o forte potencial turístico.

Através da transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, a magia dessa festa chegou na casa do público. Foram mais de 24 horas de cobertura em tempo real, com 15 câmeras e um drone sobrevoando a Passarela do Samba de Niterói.

A cobertura contou com o trabalho de quatro apresentadoras, que transmitiram todos os detalhes da festa dentro de um estúdio de vidro, batizado de Esquina do Samba Mário Dias, em homenagem ao saudoso jornalista e produtor cultural. Na Avenida, duas repórteres acompanharam os bastidores das escolas e a empolgação do público nas arquibancadas.

Niterói tem um dos carnavais mais tradicionais do país e a magia disso está no amor que os componentes têm por suas escolas. Todas as 31 agremiações fizeram um trabalho lindo, através da garra da comunidade, que vive o carnaval e sonhou dois anos inteiros para colocar o desfile na rua. Não faltou garra, energia e samba no pé desses componentes, que lavaram a alma nos desfiles do Grupo A, B e C.

O que também marcou a inovação do Carnaval Niterói 2022 foi a consulta pública aberta na plataforma Colab. Pela primeira vez, além da apuração, o público vai poder escolher qual foi a melhor escola de samba do ano, além de opinar sobre a estrutura da festa, como a mudança de local. A votação popular segue até esta terça-feira, às 17h. O resultado será anunciado às 18h.

A apuração oficial dos jurados acontece nesta terça-feira, mas todas as escolas saem vitoriosas por fazer esse Carnaval 2022 ser inesquecível para Niterói. Viva a cultura popular, viva o Carnaval e viva Niterói!

Axel Grael  




Um comentário:

  1. Espero que a festa se repita no Caminho Niemeyer em 2023. Foi mto bom. Parabéns.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.