sábado, 21 de agosto de 2021

NITERÓI TEM PRESSA: Vacinação em Niterói chega aos 18 anos



NITERÓI É UMA DAS PRIMEIRAS CIDADES DO PAÍS A FAZER A VACINAÇÃO DA COVID-19 (PRIMEIRA DOSE) CHEGAR AOS 18 ANOS. A partir da segunda-feira, dia 23 de agosto, a cidade vacina dos 17 aos 12 anos. Os adultos que ainda não se vacinaram podem procurar qualquer posto de vacinação.

Niterói está pronta para começar a aplicar a terceira dose (dose de reforço) para idosos assim que o Ministério da Saúde autorizar.

VACINAR-SE NÃO É UMA ATITUDE INDIVIDUAL, MAS UMA RESPONSABILIDADE COLETIVA COM A NOSSA CIDADE E COM AS PESSOAS QUE CONVIVEMOS: Os adultos que não se vacinaram ainda podem procurar qualquer posto de vacinação para se imunizar.


Meta é alcançar a maior cobertura possível. Não vamos deixar ninguém para trás.

Desde a última quinta-feira, em Niterói, todas as pessoas acima de 18 anos já podem procurar uma unidade de saúde para tomar a vacina contra a Covid 19. Alcançar esta marca, que inclui toda a população adulta de nossa cidade, foi bastante emblemático para os milhares profissionais da administração municipal que desde março de 2020 trabalham incansavelmente para salvar vidas. Faço questão de registrar meu respeito e agradecimento a cada um que se dedicou a combater esta pandemia que se traduz no maior desafio de nossa geração.

Niterói já vacinou mais de 385 mil pessoas com a primeira dose, o que representa 94% dos adultos e 213.638 com a segunda dose ou dose única, 52% dos adultos. Não só vacinamos rapidamente, diante da disponibilidade de imunizantes, mas vacinamos bem. Temos uma das maiores coberturas do país e do Estado, mas nossa missão não chegou ao fim. Vamos completar o ciclo de imunização dos adultos (primeira e segunda doses) em novembro. No entanto, não vamos deixar ninguém para trás. Queremos alcançar a maior cobertura possível, para que possamos virar essa página sofrida da nossa história, retomar a economia, a geração de empregos e o cotidiano da vida das pessoas.

Parabéns à população de Niterói, a todos os profissionais de saúde e todas as equipes da Prefeitura que se esforçaram exemplarmente para que a cidade chegasse a esse resultado.


A partir de segunda-feira (23), a Prefeitura de Niterói inicia a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com idades entre 12 e 17 anos (vale lembrar que Niterói foi pioneira na vacinação de adolescentes com comorbidades). Esta medida faz parte de um pacote de novas iniciativas que visam proteger os niteroienses e minimizar o impacto na economia. É muito importante que todos se vacinem. Esta não é uma iniciativa individual e, sim, um esforço coletivo para salvar vidas.

Para alcançarmos uma cobertura vacinal ainda maior, iniciaremos imediatamente um programa de busca ativa e publicamos um decreto tornando obrigatória a vacinação contra Covid-19 de todos os servidores e empregados públicos municipais, assim como para os prestadores de serviços contratados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, direta e indireta. Também sinalizamos o interesse de aplicar a terceira dose em idosos, assim que o Ministério da Saúde anunciar e o Programa Nacional de Imunizações autorizar.

VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES - De segunda (23) a quarta-feira (25), jovens a partir de 17 anos já poderão se vacinar contra a Covid-19. De quinta (26) a sábado (28) será a vez dos adolescentes a partir de 16 anos. A expectativa é chegar até 10 de setembro aos 12 anos, idade mínima permitida pela Anvisa para vacinação. A vacinação será feita com Pfizer. O calendário vai seguir de acordo com a disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.


A vacinação passou a ser obrigatório para os servidores públicos municipais e prestadores de serviços para a Prefeitura de Niterói.


VACINA OBRIGATÓRIA - O decreto que foi publicado na sexta-feira torna obrigatória a vacinação para funcionários efetivos ou terceirizados que prestam serviço para a prefeitura prevê que a recusa, sem justa causa, caracteriza falta disciplinar, passível das sanções dispostas na Lei 531/1985 e demais legislações aplicáveis.

Sabemos que a grande maioria já compareceu aos postos, mas vamos iniciar esse movimento para que todos apresentem seus comprovantes de vacinação, seja no processo de recadastramento dos servidores que acontecerá em setembro, ou a qualquer momento que for determinado pela Prefeitura. Dessa forma, daremos mais proteção aos servidores e funcionários, além dos cidadãos em geral que lidam com nossos profissionais nas ruas e repartições públicas.

BUSCA ATIVA - A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói está intensificando a Busca Ativa pelas pessoas maiores de 18 anos que não tomaram a primeira dose (d1) da vacina contra a Covid-19 e das pessoas acima desta idade que tomaram a primeira dose, mas não retornam ao posto para receber a segunda dose (d2) do imunizante. A repescagem vai valer também para os adolescentes, de 12 a 17 anos, com comorbidades ou deficiência permanente.

A busca começará pelos pacientes cadastrados pelo Programa Médico de Família e pelos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas. As equipes do Médico de Família farão visitas casa a casa em suas áreas de cobertura pelos não vacinados e funcionários das Unidades Básicas e Policlínicas farão buscas por telefone.

O recurso de sirenes nas comunidades e mensagens por SMS da Defesa Civil de Niterói, que conta com cerca de 60 mil cadastrados, também será usado. Além disso, as pessoas que utilizaram o aplicativo de agendamento Colab para receber a dose, também serão avisadas pelo próprio App sobre a data de retorno.

SEGUNDA DOSE - A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói iniciou, no dia 12 deste mês, a intercambialidade da Pfizer como segunda dose para pessoas que tomaram a primeira dose com AstraZeneca. A cidade foi pioneira neste recurso para garantir a imunização completa dos niteroienses. O uso da combinação de vacinas é seguro, eficaz e está indicado pela Secretaria de Saúde do Estado.

Axel Grael








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.