sábado, 28 de agosto de 2021

Projeções no MAC chamarão atenção para a Primeira Infância



Apresentação com ideias para Rota Caminhável do Barreto


Niterói traça políticas públicas com foco em gestantes, bebês e crianças


No próximo domingo (29/08), a partir das 19h, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) será transformado numa tela de projeções. A ação tem como objetivo chamar atenção para a importância de políticas públicas que priorizem gestantes, bebês, crianças e cuidadores

A mobilização pelo mês da Primeira Infância acontece em de cidades brasileiras integrantes da Rede Urban95 Brasil, que hoje apoia 24 municípios na elaboração de diagnósticos locais sobre o público infantil.

O projeto apoia os municípios na elaboração de diagnósticos locais sobre a experiência e o acesso do público infantil e seus cuidadores aos espaços urbanos, disponibilizando dados para embasar a construção de políticas públicas mais assertivas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais. A secretaria estratégica da rede, composta pela Fundação Bernard van Leer e Instituto Cidades Sustentáveis, oferece apoio técnico nos temas de urbanismo e mobilidade, com foco em crianças pequenas e seus cuidadores, além de uma consultoria para o aprimoramento de ações e políticas públicas na área.

Especialistas da Urban95 e da Prefeitura de Niterói já arregaçaram as mangas e deram início a um trabalho intersetorial coordenado pelo Escritório de Gestão de Projetos (EGP). Um detalhado diagnóstico orientará um plano estratégico com ações em áreas como Saúde, Educação, Urbanismo e Mobilidade, além da orientação de pais e cuidadores.

O conjunto de novas iniciativas e os programas já em execução na cidade vão compor o Plano Municipal pela Primeira Infância, que traçará metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazos. Entre os resultados previstos estão o aumento da cobertura vacinal, avanços nos indicadores nutricionais das crianças de até 4 anos e melhor aproveitamento de espaços públicos (inclusive para atividades pedagógicas).

Vale ressaltar que o olhar sobre a primeira infância não exclui a importância das ações voltadas para as demais faixas etárias. Pelo contrário, a ideia é otimizar os resultados de programas como o Poupança Escola, que combate a evasão escolar a partir do ensino fundamental, e o Jovem EcoSocial, que oferece bolsa-auxílio e qualificação profissional para jovens de 11 comunidades.

É fundamental que este trabalho em prol da primeira infância tenha o apoio de todos os setores da sociedade civil, sobretudo das famílias destas crianças. Não restam dúvidas de que os resultados serão expressivos em várias áreas. Juntos, seguiremos fortes rumo a Niterói que queremos para todos os cidadãos.

A secretária do Escritório de Gestão de Projetos, Valéria Braga, ressalta a importância do tema. “Niterói trabalha de forma intersetorial nos projetos relacionados à Primeira Infância. Hoje, cerca de 40 gestores atuam ativamente nos projetos desenvolvidos em parceria com a Urban95. Além disso, estamos investindo na conscientização das amplas necessidades da Primeira Infância, o que facilita a integração das secretarias. Niterói também aposta na troca de experiências com outros municípios, o que nos proporciona a possibilidade de conhecer a realidade de diferentes locais e abre caminhos para futuras parcerias”, conta.

“O comprometimento de uma cidade com a primeira infância é uma decisão tão acertada que precisa ser celebrada e compartilhada com todos. As projeções vêm fortalecer esse compromisso do município de Niterói frente à população, e valorizar essa conquista: investimos no começo da vida e isso muda a vida toda!”, enfatiza a representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Cláudia Vidigal.

Mais ações em Niterói - No dia 18 de agosto, entrou no ar, via plataforma digital Colab, a consulta pública “Pé de Infância” voltada para os pais e pessoas que cuidam de crianças nesta faixa etária. A pesquisa pode ser acessada pelo link https://consultas.colab.re/pedeinfancia e ficará disponível até o dia 7 de setembro.

O objetivo é saber como é o dia a dia destes pais e cuidadores para a elaboração de projetos voltados para este público, crianças de 0 a 6 anos e, também, para as gestantes. São perguntas voltadas para a forma como estas pessoas se relacionam com as crianças, como são e quais são os tipos de brincadeiras, quais os locais onde brincam, entre outras.

Para ser desenhado, o projeto Pé de Infância contou, por um lado, com premissas científicas, e por outro, com cartografias afetivas das comunidades, participação de gestores dos municípios e participação de especialistas em Primeira Infância. Tudo para criar uma caixa de ferramentas que ajude cuidadores de crianças pequenas a incluir três comportamentos fundamentais em suas rotinas: brincar, cantar e contar histórias diariamente durante a primeira infância.

A partir destas ferramentas de desenvolvimento foi elaborado um programa de atividades em diálogo com a cultura e as necessidades da comunidade local. Esse programa vai ocupar ruas, calçadas e equipamentos públicos como parques e praças, entre outros espaços. O Pé de Infância ainda abrange canais de comunicação entre Prefeitura, famílias, cuidadores para compartilhamento de informações e experiências relacionadas à primeira infância.

Axel Grael


-------------------------------------------------



Niterói é escolhida para criar projeto de rota caminhável para crianças

Cidade fluminense passa a integrar plataforma do IAB de boas práticas urbanas relacionadas à primeira infância (0 a 6 anos) com dois projetos: caminhabilidade e trânsito

A Prefeitura de Niterói teve dois projetos selecionados para integrar uma plataforma de boas práticas relacionadas à Primeira Infância desenvolvida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/Urban95 em cidades do Brasil e da América Latina.

Concebidos por equipes multisetoriais, os projetos Rota Caminhável do Barreto e Pré-Natal do Trânsito foram escolhidos por meio de chamamento público para fazer parte da plataforma Arbo, do IAB.

A iniciativa busca desenvolver, implementar e ampliar soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade e espaço público, com foco no desenvolvimento de crianças entre zero e seis anos. A ideia é capacitar agentes públicos e população para incorporar o conceito de primeira infância nas estratégias de planejamento urbano e na construção de infraestruturas implementadas pela cidade.

Urban95

Estes dois projetos da cidade fluminense fazem parte de um conjunto de iniciativas que começaram a ser idealizadas no município em 2020, quando este passou a integrar a Urban95, ação internacional da Fundação Bernard Van Leer formadora de uma rede brasileira pela Primeira Infância.

Estudos mostram que é nessa faixa de idade até os seis anos que as crianças adquirem capacidades de aprendizado, sociabilidade e afetividade que serão levadas para toda a vida. Ainda em desenvolvimento, o cérebro das crianças tem alta capacidade de absorção e resposta aos estímulos, o que torna o aprendizado extremamente duradouro.

Responsável pelo Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, Valéria Braga conta que a Rede Urban 95 trouxe um olhar diferenciado e mais cuidadoso para a primeira infância em Niterói.

"Vários projetos foram iniciados de forma intersetorial, fazendo com que as ações fossem integradas e seus impactos, ampliados. Essa abordagem proporcionou a criação de projetos inovadores, com foco nesse público, como os dois que foram inseridos no banco de boas práticas do IAB", ela enfatiza.

Projetos

Os dois projetos escolhidos pela Urban95 e o IAB - a Rota Caminhável do Barreto e o Pré-Natal do Trânsito - integram um esforço do município para idealizar iniciativas voltadas para mudança de comportamento, meio ambiente, mobilidade e urbanismo.

A arquiteta e urbanista Helena Porto, da coordenadoria Niterói de Bicicleta, explica que o projeto "Rotas Caminháveis" propõe a criação de um trajeto lúdico e interativo para a primeira infância, proporcionando a caminhabilidade e acessibilidade em um espaço público saudável, seguro para brincar e explorar, e que incentiva as interações e apropriação do espaço urbano.

"Nosso planejamento inclui a priorização de alguns territórios e a participação da comunidade, especialmente crianças, na formatação das intervenções. O projeto piloto será realizado no Barreto, zona norte de Niterói, e a ideia é que possa ser replicado em diversas localidades da cidade e, inclusive, servir como referência para outras cidades", conta Porto.

Pensar em uma cidade voltada para a infância é pensar também uma cidade inclusiva para todos, defende a diretora da Secretaria de Urbanismo e Mobilidade, Betina Araújo: "Esse é um projeto que nos proporcionou um olhar diferenciado para os espaços, pensado para um melhor desenvolvimento das crianças, através da utilização de um urbanismo mais lúdico, com cores, texturas, mobiliários interativos, arte e pinturas, proporcionando, assim, caminhos e áreas de permanência mais interativos, que possibilitam o aprendizado e o conforto das crianças", destaca.





Educação para o trânsito

O presidente da NitTrans, Gilson Souza, explica que o "Pré-Natal no Trânsito" é uma iniciativa inédita de educação para o trânsito que promoverá treinamento a profissionais de saúde para que eles levem informações às gestantes da cidade.

"A importância deste programa está em conscientizar as futuras mães sobre o uso correto do cinto de segurança nos diferentes estágios da gravidez e, também, sobre direção defensiva, mobilidade segura e instalação correta de cadeirinhas de bebê, entre outras medidas de segurança no trânsito", adianta.

Fonte: Mobilize  


-------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

URBAN 95 EM NITERÓI: um olhar voltado para nossas crianças 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.