domingo, 29 de agosto de 2021

Economista niteroiense, ex-aluna do Projeto Grael, é a primeira mulher negra a assumir a diretoria da IFI


Entrevista na GloboNews com a economista Vilma da Conceição Pinto, ex-aluna do Projeto Grael, assume a diretoria do Instituto Fiscal Independente - IFI, ligado ao Senado Federal. Acesse a entrevista aqui.

Vilma em visita à Prefeitura de Niterói.

Vilma com o prefeito Axel Grael, com a secretária municipal de Planejamento Ellen Benedetti e a secretária municipal de Fazenda Marília Ortiz. 

O Projeto Grael foi fundado em 1998, por iniciativa de um grupo de velejadores liderados pelos meus irmãos Torben e Lars Grael. Nosso objetivo sempre foi oferecer para estudantes da rede pública de educação oportunidades para que possam se desenvolver nos esportes náuticos, em programas profissionalizantes e ambientais. Ao longo de mais duas décadas, oferecemos mais de 20 mil vagas em nossos cursos. O nosso sonho sempre foi ver nossos alunos progredindo e alcançando vitórias na vida e temos conseguido resultados que nos enchem de orgulho: do Projeto Grael já surgiram campeões mundiais de vela e outros velejadores bem sucedidos, assim como profissionais no mercado náutico e em outras atividades. 

Nada recompensa mais a dedicação ao trabalho da nossa equipe, como tomar conhecimento da trajetória vitoriosa e de superação de uma ex-aluna do Projeto Grael: a economista niteroiense Vilma da Conceição Pinto, que foi efetivada como diretora da Instituição Fiscal Independente - IFI. Vilma tomou posse na última sexta-feira.

Filha de um pescador e de uma gari da Clin, Vilma da Conceição Pinto é a única com curso superior dentre os cinco irmãos. Graduou-se em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em economia empresarial e finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Foi pesquisadora da área de Política Fiscal da Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Gasto Público, Tributação e Política Fiscal no Brasil.

Ela é a primeira mulher e negra a ser nomeada diretora da Instituição Fiscal Independente, órgão criado pelo Senado Federal em 2016, com o objetivo de ampliar a transparência das contas públicas e assessorar os senadores com relação à situação fiscal dos entes federados. 

Para chegar à nomeação, Vilma teve que passar por uma sabatina dos senadores e depois foi aprovada pelo Plenário do Senado no início de julho de 2021. Na ocasião, a senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, destacou a trajetória da economista. "Uma mulher negra, uma mulher intelectual, uma mulher competente, uma mulher que orgulha a todas as mulheres brasileiras. E nós, como mulheres, temos uma participação majoritária no estudo, nas universidades. Portanto, as mulheres estudam mais no Brasil, mas infelizmente a maioria absoluta das mulheres recebem, em média, um percentual bem abaixo em relação ao mesmo salário dos homens".

Em seu pronunciamento, Vilma comentou a situação fiscal do país. "O déficit fiscal é persistente, de modo que estamos caminhando para o oitavo ano consecutivo nessa situação. É inegável que foram feitos esforços no sentido de reduzir essa trajetória, mas ainda há desafios a superar para alcançar o reequilíbrio fiscal com qualidade e eficiência dos gastos públicos. Podemos citar a necessidade de melhorar as políticas de assistência aos mais vulneráveis e retomar investimentos públicos eficientes".

Visita a Niterói

Dias após a sua sabatina no Senado, Vilma teve a cortesia de nos procurar na Prefeitura de Niterói para trazer a notícia de sua nomeação e para nos emocionar, lembrando que foi aluna do Projeto Grael!

No encontro na Prefeitura, apresentamos à Vilma todo o trabalho de gestão fiscal desenvolvido em Niterói, que permitiu que a nossa cidade tenha hoje as contas equilibradas e possibilitou atravessar o período da pandemia com investimentos para a ampliação da cobertura de Saúde e para o desenvolvimento dos programas de apoio social e econômico para aqueles que mais precisam.

No dia de sua visita à Prefeitura, Vilma fez questão também de visitar também a Escola Municipal Moreira Franco, no Fonseca, onde estudou, e disse que ficou emocionada ao ver que a escola tem ainda a mesma direção do período em que estudou na unidade.

Pioneirismo repercute

Vilma foi entrevistada pela jornalista Ana Flor, da GloboNews, com destaque à sua trajetória de conquista e superação, seu curriculum acadêmico e o grande simbolismo da sua nomeação.

Parabéns, Vilma. Que a sua carreira prossiga com brilhantismo. Nós estaremos sempre na torcida e acompanhando a sua trajetória.

Axel Grael
 


------------------------------------------------

Acesse a coluna da Vilma Pinto no MyNews  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.