sábado, 28 de agosto de 2021

Niterói passa a contar com Centro de Pesquisa e Estudos em Desastres



Webnário


Em 2013, quando cheguei à Prefeitura de Niterói como vice-prefeito, a cidade ainda se recuperava da tragédia do Morro Bumba. Hoje, tenho orgulho de tudo que realizamos no que diz respeito à prevenção de riscos durante a gestão do prefeito Rodrigo Neves. Tenho muita satisfação em poder dar continuidade a um trabalho tão importante, que se traduz em segurança e dignidade para os niteroienses.

Na última segunda-feira, tive oportunidade de relembrar esta trajetória e falar sobre os novos desafios durante um seminário virtual que contou com a participação de palestrantes de centros de pesquisa dos Estados Unidos, do Japão e do Brasil. Hoje, Niterói tem uma Defesa Civil preparada para lidar de forma muito mais eficiente com situações de emergência porque fizemos um grande trabalho de planejamento e de resposta a situações de acidentes e desastres climáticos e ambientais, além de uma agenda de investimentos para contenção de encostas e drenagem. A cidade conta com uma das melhores estruturas de Defesa Civil do país, com estratégias permanentes em defesa dos niteroienses.

O secretário municipal de Defesa Civil, coronel Walace Medeiros, reforçou a importância da integração entre a gestão pública e o meio acadêmico.

“A academia sempre produziu muito material em condições de ser aplicado, mas não havia intersetorialidade que possibilitasse que os projetos tivessem uma operacionalização na prática. Desde o início da gestão buscamos setores específicos, como a UFF, que nos oferece um corpo significativo de pesquisadores. Como gestor, entendi que nós precisávamos ampliar nossos braços de atuação e a melhor solução seria a concepção desse centro de pesquisas que está sendo criado. O centro vai mudar a realidade da Defesa Civil de Niterói”, disse.

O webinário “Desafios no Desenvolvimento dos Centros de Pesquisa e Estudos em Desastres” foi uma ação do Centro de Estudos e Pesquisas em Prevenção de Desastres de Niterói (CEPPreD), que está sendo criado através do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha.

Nós fizemos um programa de desenvolvimento de projetos aplicados por onde a Prefeitura de Niterói aportou recursos na ordem de R$ 25 milhões. Hoje, temos em várias frentes equipes buscando melhorar rotinas e construir novos caminhos para a cidade. Um dos resultados é a criação deste centro de estudos e pesquisas, que vai reunir toda a excelência da UFF para que a gente possa sistematizar e estimular ainda mais a academia para as questões da cidade.

O PDPA utiliza a inteligência e a expertise da UFF para a resolução de problemas públicos da cidade de forma a contribuir, de maneira efetiva, para o desenvolvimento sustentável do município ao estimular a associação entre pesquisadores, a interação com a sociedade e a gestão pública. O reitor da UFF, Antônio Cláudio da Nóbrega, frisou que o objetivo do programa é elaborar e executar projetos que impactem a qualidade de vida dos niteroienses.

“O PDPA é resultado da competência da universidade e da compreensão da Prefeitura de que a produção de conhecimento para a sociedade deve ser levada para a vida. Ele é construído através de um grande mapeamento estratégico do município, o Niterói Que Queremos, além de fomentar e incubar o aceleramento de projetos para o município. É uma visão estratégica de converter cada real em resultados para as pessoas de Niterói, através de iniciativas como o Centro de Prevenção de Desastres”, afirmou.

O evento contou com palestras da ex-professora do Hazard Reduction & Recovery Center na Texas A&M University, nos Estados Unidos, Carla Pratter, do professor doutor Yosuke Yamashiki, da Universidade de Kyoto, no Japão, e as perguntas foram mediadas pelo professor e coordenador do mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF, Airton Bodstein.

A programação contou ainda uma mesa redonda com a participação do secretário municipal de Defesa Civil, Walace Medeiros, do coronel André Có (CEPED – ES) e do tenente coronel Rodrigo Werner (ICTDEC), com mediação do pesquisador do mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF, Márcio Dertoni.

Axel Grael





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.