segunda-feira, 31 de maio de 2021

SEMANA DO MEIO AMBIENTE: celebrando os avanços de Niterói rumo à sustentabilidade


Reflorestamento no alto do Morro Santo Inácio (PARNIT)

Reflorestamento no Morro da Boa Vista (Parque Natural Municipal de Águas Escondidas)

Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador


Niterói ganhará unidade de conservação e conectará residências à rede de esgoto na Região Oceânica

A restauração de Ecossistemas será o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) deste ano. O Paquistão será o anfitrião global da data, que também marcará o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. Aqui no Brasil, a Semana do Meio Ambiente, que começa neste domingo tem como missão intensificar o trabalho de conscientização a respeito da necessidade urgente de proteger o planeta.

A restauração do ecossistema inclui ações diversificadas como o reflorestamento, investimento em saneamento básico, limpeza de rios e praias, recuperação de lagoas e manguezais, utilização de energias limpas, entre outras iniciativas para o desenvolvimento sustentável.

Em Niterói, a Semana do Meio Ambiente será marcada pela criação do Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador, que conta com 70 hectares em área limítrofe a São Gonçalo, próximo ao Morro do Castro. A oitava unidade de conservação da cidade se integra aos 598 hectares do Sistema Municipal de Áreas de Proteção Ambiental (SIMAPA), que engloba zonas de recuperação ambiental e de restrição à ocupação urbana, além de áreas de especial interesse ambiental e de preservação permanente na Zona Norte.

Nesta segunda-feira (31/05), durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, assinaremos um convênio com a concessionária Águas de Niterói, que contempla a ligação gratuita de cerca de 500 residências que não estão conectadas à rede esgoto do município e têm influência no sistema lagunar. Os moradores são beneficiários do Cadastro Único, se encontram em situação de vulnerabilidade social e serão incluídos na tarifa social de água e esgoto.

Com esta iniciativa, a expectativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é de que 10 milhões de litros de esgoto deixem de ser despejados mensalmente nas lagoas de Piratininga e Itaipu. A ação faz parte do Programa Ligado na Rede, desenvolvido pela secretaria e a concessionária que, este ano, já vistoriou aproximadamente 800 residências da Região Oceânica de Niterói.

Na terça-feira (01/06), lançaremos o Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, com objetivo de mobilizar a sociedade para discutir os problemas decorrentes das mudanças do clima e promover o desenvolvimento sustentável. Através do site http://forumdoclimaniteroi.com.br/, é possível inscrever-se para participar do lançamento do fórum de forma remota. Por lá, também é possível conferir a programação completa do evento.

Com muito orgulho, participei nos últimos anos de uma verdadeira transformação na forma como nossa cidade enxerga suas riquezas naturais. Por aqui, na contramão do que infelizmente está ocorrendo no País, sustentabilidade deixou de ser uma política periférica e se tornou uma prioridade de governo.

Esta é uma luta que se confunde com minha trajetória pessoal e de gestor público. Por este motivo, fiquei muito entusiasmado e orgulhoso ao ser eleito, recentemente, vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para o setor de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tema tão estratégico, sobretudo, neste momento de reformular as políticas públicas para o pós-pandemia.

Comecei a minha militância ambientalista no final da década de 1970, quando pouca gente falava de meio ambiente. O termo “sustentabilidade” nem exista, só tendo surgido cerca de uma década depois. Fico muito feliz em olhar para trás e ver o quanto avançamos em Niterói. Nossas vitórias me dão ainda mais entusiasmo para seguir na defesa do Meio Ambiente.




Confira a Programação da Semana do Meio Ambiente 2021 em Niterói:

Todos os eventos serão transmitidos pelas redes sociais da Prefeitura de Niterói e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade

- Dia 31 de maio (segunda-feira)

- 13h às 14:30h

Painel de abertura – Tema: Projetos, diretrizes e futuro: a importância da recuperação de áreas degradadas para o bioma

● Prefeito Axel Grael

● Rafael Robertson - secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade

● Felipe Turon – Presidente da Águas de Niterói

● Leandro Portugal – Vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Niterói

- 14:30 às 17h

Palestras

Apresentação do Inventário Faunístico do programa Enseada Limpa – Luize Ferraro, Diretora de projetos da Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e sustentabilidade.

Apresentação das iniciativas de Niterói para receber o certificado internacional de sustentabilidade Bandeira Azul na Praia do Sossego – Augusto Cesário, analista e licenciamento da SMARHS

- Dia 1º de junho (terça-feira)

Lançamento do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas

Organizado pela Secretaria Municipal do Clima, o evento marca a criação da instância de caráter consultivo, que tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade niteroiense para discutir os problemas decorrentes das mudanças do clima e promover o desenvolvimento sustentável.


Programação do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas


Além de convidados locais, o evento terá a participação da Marlova Noleto, representante da ONU no Brasil, e uma participação especial da Sra. Lykke Leonardsen, representante da Prefeitura de Copenhague, Dinamarca. De 2014-1016, a Sra. Leonardsen foi responsável pelo Programa de Adaptação às Mudanças Climáticas e do ambicioso plano de Copenhague para se tornar a primeira capital neutra em carbono antes de 2025. 

Também participarão:
  • Andres Falconer e Mafalda Duarte (Banco Mundial), 
  • Guilherme Sirkis (Centro Brasil no Clima (CBC)
  • Rodrigo Perpétuo (ICLEI)
  • Sérgio Besserman e Renata Moraes (Climate Reality Brasil)
  • Carlos Nobre (Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas)

Inscrições e programação completa no site: http://forumdoclimaniteroi.com.br/

- Dia 2 de junho (quarta-feira)

- 13h às 17h

Mesa redonda: Sustentabilidade Social

Mediação: Rafael Robertson – secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade

Convidados:

Dayse Monassa – secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos
Jennifer Lynn Bastiani – Secretária de Acessibilidade
Fabiana Barros – Diretora de Áreas Verdes da SMARHS
Valéria Braga – secretária do Escritório Geral de Projetos (EGP)
Lélia Lomardo – engenheira ambiental da Clin

- 15h às 16h

Palestras

Apresentação do projeto Restauração Ecológica e Inclusão Social – como Niterói está restaurando 203 hectares de restinga, mangue e Mata Atlântica – Allan Cruz, subsecretário de Sustentabilidade

Apresentação do programa EcoSocial – Anderson Pipico – secretário municipal de Participação Social

- 16h às 17h30

Mesa redonda: Sociedade civil e recuperação social

Mediação: Márcia Demézio - assessora de imprensa da SMARHS

Convidados: representantes do Instituto Agroecológico de Niterói (IAN), dos projetos Aruanã e Vou de Canoa e da cervejaria Masterpiece.

- 3 de junho (quinta-feira) e 4 de junho (sexta-feira)

Lançamento de programas e projetos da SMARHS

- 4 de junho (sexta-feira)

Mini Documentário - A ponte de pedra e caminhos de pé de moleque.

Vídeo sobre a descoberta e recuperação da ponte de pedra pelos voluntários do Parnit.

- 5 de junho (sábado)

Distribuição de mudas em diversos pontos da cidade

Evento no Parque das Águas

- 9h às 9h20 - Abertura do evento com a coordenadora do parque, Marilene Oliveira, secretário de Meio Ambiente, Rafael Robertson, e a equipe de RSA da MP Construtora

- 9h20 às 10h - Palestra com a bióloga Heloisa Osanai sobre “Restauração de Ecossistemas

- 10h às 10h30 – Atividade prática de Educação Ambiental com o objetivo de revitalizar o jardim sensorial

- 10h30 às 11h – palestra da Comissão de Terceiro setor da OAB com o tema Sustentabilidade e Terceiro Setor: caminhos possíveis no contexto pós-pandêmico

- 11h – Coffee break

- 11h às 11h30 - Oficinas com o IBG sobre compostagem, mudas de suculentas e minhocário; exposição de animais taxidermizados, sabão ecológico, entrega de mudas e brindes

- 11h30 às 12h – Encerramento do evento com palestra de Dircilene Gonçalves Nunes sobre agricultura orgânica

- 6 de junho (domingo)

10h - Feira virtual de adoção de cães e gatos

Mini Documentário - O plantio de 2.750 mudas de 25 espécies da Mata Atlântica, em área de 11 mil metros quadrados no Horto do Fonseca.





2 comentários:

  1. Meus parabéns pela excelente programação desse evento incrível Axel! Tenho participado de várias palestras e fiquei muito impressionado com a qualidade dos/das palestrantes e dos temas, principalmente no que se refere ao Fórum do Clima, que não deixou nada a desejar às várias conferências que participei nos Estados Unidos durante a última década. Estou muito orgulhoso do trabalho sendo feito por vocês em prol da nossa cidade. Transformando Niterói em um exemplo de sustentabilidade urbana. Um abraço bem grande.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns pela excelente programação desse evento incrível Axel! Tenho participado de várias palestras e fiquei muito impressionado com a qualidade dos/das palestrantes e dos temas, principalmente no que se refere ao Fórum do Clima, que não deixou nada a desejar às várias conferências que participei nos Estados Unidos durante a última década. Estou muito orgulhoso do trabalho sendo feito por vocês em prol da nossa cidade. Transformando Niterói em um exemplo de sustentabilidade urbana. Um abraço bem grande.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.