sexta-feira, 4 de junho de 2021

PARQUE ESPORTIVO E SOCIAL DO CARAMUJO: Aulas inaugurais de badminton e tiro com arco

 

Matando a saudades de um jogo de badminton.

Garotada da comunidade na primeira aula de badminton

Amigo animado com o badminton

Primeiras lições

Uma infraestrutura para esporte, lazer e construção de futuros para as comunidades da Região Norte. 

Com atletas e dirigentes do badminton, com a equipe do Parque Esportivo e Social do Caramujo e a garotada, para quem tudo isso é dedicado.

Com atletas de ponta do badminton que prestigiaram o nosso evento.

Atletas do Tiro com Arco fazem demonstração a uma distância de 30 metros. Nas competições, a distância é de 70 metros!

Acho que me deram uma "colher de chá". Testando o esporte com o alvo pertinho. Acreditem, acertei na mosca depois de 4 tentativas. Os caras são bons. É difícil. 

Primeira aula de Tiro com Arco

Christa sempre presente e participante: conversando com a garotada.


Mais segurança e dignidade para moradores do São José e Igrejinha


A Prefeitura de Niterói começou esta semana o reassentamento de 44 famílias das comunidades São José e Igrejinha. Este é mais um importante passo do trabalho que, nos últimos anos, promoveu uma transformação em toda a região do Caramujo, uma das áreas de Niterói com maior vulnerabilidade social. O projeto piloto da “Compra assistida” prevê que as residências tenham infraestrutura e estejam em locais urbanizados, evitando que, posteriormente, essas famílias precisem ser realocadas novamente.

A ação é um esforço conjunto entre as Secretarias Municipais de Habitação e Regularização Fundiária e Obras e Infraestrutura, a Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa) e a Procuradoria Geral do Município e faz parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A compra assistida é uma modalidade compensatória que consiste na complementação de recursos para compra de um imóvel para o morador que precisa ser realocado. O valor é uma espécie de indenização pela necessidade de retirada da pessoa do imóvel, porém ele não é pago em dinheiro, para garantir que a pessoa tenha uma casa em boas condições e não esteja em uma área de risco. O projeto, desenvolvido em conjunto pelas equipes das secretarias de Habitação e Obras, foi concebido para acompanhar a família que será reassentada desde o início, com a escolha da casa, passando pela mudança até o assentamento dessas famílias.

Nesta sexta-feira (04/06), visitei o Parque Esportivo do Caramujo, onde foram iniciados os cursos de Badminton e Tiro com Arco.  No local, as crianças já estão praticando skate, atletismo, dança, entre outras modalidades individuais. Assim que a pandemia permitir, começarão as aulas de esportes coletivos.

Atividades esportivas para a comunidade.

A comunidade toda recebeu melhorias de infraestrutura.

Christa e eu no dia da inauguração, novembro de 2019.

Campo de futebol.

Inauguração com jogo entre os veteranos de Flamengo e Botafogo. Nov 2019.

Aproveitei a visita e percorri alguns trechos do São José. É com muito orgulho que vejo tudo que foi realizado na comunidade, as obras de urbanização e contenção de encostas que, além de segurança, dão mais qualidade de vida e dignidade a milhares de cidadãos niteroienses.

COMPRA ASSISTIDA – A compra assistida é uma forma mais humanizada de reassentamento, pois a própria família escolhe a casa em que vai morar. A Prefeitura assessora as famílias na compra para garantir segurança e infraestrutura na nova moradia. Para a compra da casa, alguns critérios são exigidos. Um dos mais importantes é que a casa seja em local seguro e, para isso, a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia faz uma vistoria para atestar a condição do local. Outra necessidade é que o novo lar seja dotado de infraestrutura básica como fornecimento de água e coleta de esgoto.

Maria do Socorro e sua irmã Célia foram as primeiras a assinar o documento da compra da nova casa, na última quarta-feira, e afirmaram estarem realizando um sonho. “Estou muito feliz. Isso significa muito para a gente. Morei 39 anos na comunidade e a antiga casa tinha um valão que passava ao lado onde está caindo esgoto sem saneamento. É uma mudança de vida, uma melhoria na qualidade de vida da nossa família”, contou Maria do Socorro.


---------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Campo de Futebol do Parque Esportivo do Caramujo é inaugurado com partida entre ex-jogadores do Flamengo e Botafogo 
Prefeito de Niterói visita obras do Parque Esportivo do Caramujo  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.