sábado, 1 de maio de 2021

1º de maio - Dia do Trabalhador

 


O Dia do Trabalhador é uma data que marca as conquistas de um povo que sabe o valor do trabalho para a nossa sociedade. Este ano, deixo meu abraço especial aos servidores da Prefeitura de Niterói que, com muita dedicação, trabalham e fazem nossa cidade funcionar. São funcionários da limpeza urbana, da educação, da saúde, da segurança, da assistência social, da conservação pública, da administração, entre tantos outros.

No dia 1º de maio de 2020, não esperávamos que um ano depois ainda estaríamos atravessando o maior desafio desta geração. Continuamos na luta contra a pandemia da Covid-19, que alterou drasticamente a dinâmica da nossa sociedade. Infelizmente, no último trimestre o Brasil chegou a 14,4 milhões de desempregados. Seis milhões já desistiram de procurar emprego. Em Niterói, para atravessar o desafio da pandemia, a Prefeitura implementou diversas ações para a manutenção da atividade econômica e preservação dos postos de trabalho na cidade, com programas que já receberam investimentos na ordem de R$ 600 milhões. Recentemente ampliado, o Empresa Cidadã vai dobrar o número de empregos protegidos pela administração municipal, chegando a 24 mil.

Apesar dos tempos difíceis que vivemos, todos os dias acordo com a certeza de que dias melhores virão. Lembro com emoção de um ex-aluno do Projeto Grael que certa vez nos mostrou sua carteira de trabalho assinada e disse: "Meu pai nunca teve isso". O Projeto Grael, iniciativa social que fundei em 1998 com meus irmãos Torben e Lars, oferece não só iniciação esportiva na vela, mas também capacitação profissional a milhares de jovens. Décadas depois, continuo acreditando nos nossos jovens e nas oportunidades como o caminho principal para um futuro melhor. Tenho também muito orgulho de integrar o PDT, um partido que tem sua história marcada pelo trabalhismo e pela defesa dos trabalhadores do nosso País. 

Venho dizendo que a retomada econômica em Niterói será com geração de emprego e renda. Será uma retomada com olhar especial para políticas de trabalho, com cooperação da nossa Universidade Federal Fluminense, de capital humano de valor inestimável, e com oportunidades. Niterói é uma cidade com povo forte, trabalhador, e que se preparou para o futuro com racionalização de gastos, gestão eficiente e transparência. Dias melhores virão, e nós sairemos na frente.

Axel Grael
Prefeito de Niterói

2 comentários:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.