sábado, 24 de abril de 2021

PORTAL DE SERVIÇOS AO CIDADÃO: Tecnologia e informação a serviço dos niteroienses




Um dos resultados do Plano de Metas dos Primeiros 100 dias de Governo, o Portal de Serviços ao Cidadão, reúne todos os serviços oferecidos ao cidadão pela Prefeitura de Niterói. Cada órgão municipal teve que preparar a sua Carta de Serviços e, agora, apresentamos este resultado à população na forma de um Portal de Serviços.

Uma cidade verdadeiramente inteligente é aquela que usa a tecnologia a serviço dos cidadãos. Com esta convicção, a Prefeitura de Niterói está dando início a um processo de transformação digital em que o foco principal estará em fazer da administração municipal, cada vez mais, uma agente facilitadora para os niteroienses. Trata-se de uma orientação para todos os setores do governo, que estão engajados na implementação de soluções inovadoras voltadas para a qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

O Portal de Serviços, lançado nesta sexta-feira (23), reúne informações sobre 274 serviços prestados ao cidadão pela administração municipal. Além de ter acesso à Carta de Serviços, a população poderá emitir a segunda via do IPTU e ter informações sobre os programas assistenciais na pandemia, castração de animais, troca de lâmpada, coleta de lixo, solicitação de poda de árvore, entre outros. A plataforma está disponível em formato de aplicativo gratuito na App Store e Google Play, e no site http://servicos.niteroi.rj.gov.br/


De acordo com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG, que coordenou a elaboração da Carta de Serviços e do Portal de Serviços, foram levantados números como: 313 serviços ofertados ao cidadão, realizados 261 mil atendimentos/ano, mais de 1.000 funcionários envolvidos no atendimento ao cidadão.


Melhorando procedimentos para melhor atender o cidadão.


Com a integração de informações sobre os serviços, será possível diminuir filas em balcões de atendimento e a necessidade de deslocamentos para solicitar informações, além de reduzir a burocracia e as impressões em papel. E em breve, boa parte dos serviços poderão ser solicitados online pelo Portal. O site e aplicativo vão concentrar as informações e direcionar o cidadão para os canais de atendimento presenciais, telefônicos ou digitais das Secretarias, inclusive redes sociais como Colab, Facebook, Instagram.


Acesse o novo site da Prefeitura www.niteroi.rj.gov.br 


O site da Prefeitura de Niterói também está de cara nova e com mais funcionalidades para os cidadãos. Com layout leve e também voltado para os serviços, o portal destaca notícias e a comunicação com o cidadão, além da transparência da administração e o incentivo à participação social.

Estes são novos passos do processo de modernização da gestão, iniciado em 2013. A agenda da tecnologia na administração pública e na gestão da cidade ganhou um grande impulso em Niterói após 2014, quando a Prefeitura começou a implementar o Sistema de Gestão da Geoinformação - SIGEO, que que deu o alicerce para várias outras iniciativas. Em 2017, a plataforma de dados georreferenciados gratuitos para o uso da população foi escolhido o melhor sistema de geoinformação do país. Não à toa, Niterói é a cidade mais inteligente e conectada do Estado e a 11ª do País, segundo o Connected Smart Cities 2020.

Agora, neste período de pandemia, o isolamento sanitário deixou ainda mais evidente a importância das ferramentas tecnológicas. Novos padrões de compras, trabalho, ensino e até de atendimento médico apontam para a necessidade de investimento público. É preciso que esta nova realidade seja acessível para toda a população. Não podemos deixar que a pandemia acentue as desigualdades sociais.

Estamos atentos e trabalhando com garra e confiança. Vamos em frente fazendo com que Niterói, cada vez mais, se consolide como uma cidade de vanguarda, sustentável e próspera, referência para todo o País.

Axel Grael
Prefeito de Niterói



----------------------------------------------------


Outras sugestões de informações sobre a cidade de Niterói e a Prefeitura:

http://observa.niteroi.rj.gov.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.