segunda-feira, 2 de abril de 2012

Bicicletário vira depósito de lixo: a luta árdua para fazer a bicicleta ser respeitada

Funcionários de dois condomínios comerciais jogam o lixo em cima do bicicletário, dificultando também o acesso a um orelhão. Foto Axel Grael.

A minha pobre bicicleta quase expulsa do bicicletário pelo lixo. Foto Axel Grael.

As duas fotos acima foram registradas na manhã de hoje, dia 2 de abril, por volta de 6:50 h, numa área comercial do Bairro de São Francisco, Niterói, conhecida como Lido.

Ocorre que funcionários de dois prédios comerciais depositam o lixo a ser recolhido pelo caminhão da CLIN (empresa de limpeza da cidade) justamente por cima do bicicletário, impedindo o seu devido uso por ciclistas.

A prática demonstra o total desprezo de algumas pessoas com as bicicletas, este meio de transporte que ganha um apoio crescente como uma alternativa de deslocamento sustentável para as nossas cidades. A imagem de desrespeito com a bicicleta surge um dia depois da cidade do Rio de Janeiro receber um grande evento internacional - a World Bike Tour - que reuniu 6.000 pessoas que reivindicavam um maior respeito e maior uso da bicicleta como meio de transporte.

O contrasenso é que isso ocorre justamente em um bairro que vem sofrendo um verdadeiro colapso no trânsito e que passa horas do dia com suas ruas estagnadas pelo engarrafamento.

Queremos e precisamos ter a bicicleta como alternativa e o respeito aos equipamentos urbanos que viabilizam esta prática é uma necessidade fundamental. Precisamos de respeito aos bicicletários e a implantação de mais ciclovias!

Axel Grael

2 comentários:

  1. Quero aproveitar a deixa para sugerir a urgente instalação de bicicletários no fim da rua Miracema, no Pé pequeno (Santa Rosa), a rua termina em uma escadaria e os moradores das casas localizadas no nível da escadaria precisam carregar suas bicicletas ou prende-las de forma desordenada em postes e no corrimão da escadaria, atrapalhando o deslocamento de pedestres.
    Também aproveito a deixa para denunciar a imundície (ferro velho e entulho) não recolhido pela limpeza pública, localizada no fim do asfalto, o que também prejudica, pedestres, ciclistas e todos os moradores.

    ResponderExcluir
  2. Já fazem quase 12 anos que moro no exterior (Suécia) e só posso constatar que há muito trabalho a ser feito no Brasil quando se fala em lixo. Por exemplo, onde estão as latas de lixo designadas para cada estabelecimento comercial ou prédio? Se houvessem latas de lixo a Prefeitura poderia taxar o lixo baseado no volume da lata (ou até peso).

    Quanto ao lixo que pode ser reciclado, por aqui existem unidades onde os moradores jogam o próprio lixo em diferentes containers (há um container para diferentes tipos de material, ferro velho e metal, material que pode ser queimado, embalagens de papel, embalagens de plástico, vidro, etc.).

    Isso não elimina completamente o lixo pois infelizmente a sociedade consumidora moderna produz muito lixo. E também há sempre cidadãos que vivem na "ilusão" de que "alguém coleta porque eu pago impostos". Porém, acredito que um sistema e instruções/regras a serem seguidas é uma necessidade vital como ponto de partida.

    Abraços, Vivian

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.