sábado, 5 de junho de 2010

Niterói Capital da Vela


Sob a liderança de Cesar Serrão, comodoro do Iate Clube Brasileiro, clubes náuticos e velejadores de Niterói começam a se mobilizar para fazer com que a cidade seja reconhecida como a Capital da Vela no Brasil. Nada mais justo. Niterói foi o berço da vela no Brasil, abrigando o iate clube mais antigo do país, justamente o Iate Clube Brasileiro. A cidade realiza competições de vela praticamente todo final de semana, é a terra de inúmeros campeões olímpicos, mundiais e brasileiros e tem a atividade náutica associada a sua história.

A notícia é ótima, pois vem de encontro a um longo esforço neste sentido, iniciado pela organização Companheiros das Américas, que integra esforços entre o estados do Rio de Janeiro e Maryland, nos EUA. A capital do estado de Maryland, Annapolis, é considerada a Capital da Vela nos EUA, e tem a sua economia impulsionada pela náutica. A condição de Capital da Vela oficial dos EUA, credenciou a cidade a receber o Hall of Fame do esporte da vela, o que traz para a cidade a expectativa de um crescente turismo motivado pelo apelo da vela.

Em junho de 2007, os Companheros das Américas trouxeram uma delegação da cidade de Annapolis, que incluía empresários, jornalistas, o presidente do Legislativo municipal e Bob Agee, o "City Administrator". Essa função de "Administrador da Cidade", é um profissional que é nomeado pelo prefeito da e que tem a função de gerir todas as secretarias. Corresponde a um CEO municipal e é uma das figuras mais importantes da cidade.

A referida delegação esteve em Niterói e entregou ao então prefeito de Niterói um "Memorando de Entendimentos", que na verdade era um oferecimento para ajudar a cidade de Niterói a trilhar o mesmo caminho de Annapolis e fazer da atividade náutica um indutor da economia e do desenvolvimento da cidade.

Na ocasião, tivemos pouca repercussão na administração municipal de Niterói, bem como dos próprios iate clubes. Por isso, louvamos a iniciativa do comodoro Cesar Serrão de empunhar essa bandeira. Que a ideia triunfe, para o bem da náutica, da geração de empregos e do futuro de Niterói!


Baseado em nota da coluna "Rumo Náutico", de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 05/06/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.