sábado, 5 de junho de 2010

Polêmica, mas cobiçada


Ainda recuperando-se de longa crise que parecia que a levaria à extinção, a mais antiga e tradicional competição da vela mundial - a America’s Cup, disputada há 159 anos - continua sendo uma fonte pródiga de polêmica e boataria. Seria isso uma vocação recente ou prova de vitalidade? A verdade é que a competição mantém o seu charme e ainda é considerada uma das mais atraentes e lucrativas competições do esporte mundial e, para afastar de vez a regata dos tribunais de justiça, onde esteve nos últimos anos, Russell Coutts afirma: “O episódio agora fica para a História. A America’s Cup volta a ter o seu foco no futuro”.

A última novidade nos bastidores é que uma cidade italiana estaria oferecendo 500 milhões de euros para sediar a próxima edição da competição, tirando-a da sua sede natural, que seria o Golden Gate Yacht Club, na Baía de São Francisco, EUA. Pela regra e pela tradição da Copa América, o anfitrião é sempre o detentor do troféu na ocasião. Portanto, o clube da Califórnia só deixaria de ser a sede da competição na hipótese improvável de abrir mão de fazê-lo em favor de algum outro porto. Velejadores americanos, no entanto, alertam que, mesmo sendo improvável, não é impossível. E já se mobilizam para impedir que as regatas saiam de águas americanas, onde não são disputadas desde 1995.


Da coluna "Rumo Náutico", de Axel Grael. Jornal O Fluminense, Niterói, 05/06/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.