sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Canoagem esportiva brasileira valoriza as práticas tradicionais

Canoagem Tradicional torna-se objeto de estudo científico no Pará
Evaldo Malato, presidente da Fecampa, realiza pesquisa para compreender a modalidade como manifestação cultural

Canoagem Tradicional torna-se objeto de estudo científico no ParáEvaldo Malato, presidente da Fecampa, realiza pesquisa para compreender a modalidade como manifestação cultural
A Canoagem Tradicional, modalidade recém introduzida no quadro da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), antes mesmo de ser reconhecida como esporte pela entidade sempre foi uma atividade de forte cunho cultural e econômico em diversas comunidades ribeirinhas existentes no Brasil. Para tanto, o presidente da Federação de Canoagem do Pará (Fecampa) e supervisor da modalidade na CBCa, Evalto Malato, realiza um estudo científico com o intuito de compreender a Canoagem Tradicional como manifestação cultural no norte do país.

Esta pesquisa de pós-graduação, realizada na Universidade Castelo Branco, no Rio de Janeiro/RJ, tem como objetivo descrever o fenômeno da canoagem ribeirinha enquanto prática cultural no Pará e busca investigar a prática cotidiana dos ribeirinhos no uso de suas canoas. “Trata-se de um estudo que busca responder algumas questões sobre a importância da canoagem no norte do país e para compreendermos melhor este povo tivemos que realizar uma intensa pesquisa entre os moradores da região”, explicou Malato que registra todas as informações coletadas em suas diversas entrevistas com os ribeirinhos do Pará.

Os principais objetivos da pesquisa são: descobrir como é a utilização das canoas nas diversas comunidades ribeirinhas, conhecer os aspectos relativos à construção das canoas, sistematizar as técnicas centenárias de remadas e por fim estudar como se constitui a identidade cultural da Canoagem Tradicional do Pará a partir da percepção de seus próprios praticantes.

O estudo também investiga como a canoagem chegou ao Brasil e nas regiões do Pará e como esta se relaciona com o fenômeno sócio-cultural do esporte nas suas manifestações de exercício do direito às práticas esportivas.

Mais informações e o texto completo do estudo de Evalto Malato sobre o tema pode ser encontrado no link a seguir: http://www.cbca.org.br/arquivos/ckfinder/files/A%20CANOAGEM%20COMO%20MANIFESTAÇÃO%20ESPORTIVA.pdf

Divulgação da Federação Brasileira de Canoagem.

Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.