sábado, 6 de fevereiro de 2010

Velas para o Haiti

Iniciativa de velejadores americanos é uma boa ideia para os velejadores brasileiros também ajudarem o Haiti

Velejadores nos EUA desenvolveram uma criativa forma de ajudar os desabrigados do Haiti. A organização Shake a Leg (http://www.shakealeg.com/), da Flórida, que desenvolve projetos sociais e de vela para deficientes físicos, em conjunto com outras organizações, lançou uma campanha de doações de velas usadas, cabos e outros equipamentos náuticos que podem ser muito mais úteis para as vítimas do terremoto do Haiti que muitos velejadores imaginam. O material é enviado para Porto Príncipe para ajudar a formar abrigos para a população que hoje dorme ao relento. Os organizadores lembram que o período das chuvas no Haiti começa em duas semanas. Para os doadores, além de ajudar a população do Haiti, os doadores ainda se beneficiam com incentivos fiscais. No Haiti, o material é recebido por organizações que estão atuando no local, como a Fundação Clinton.

Mais informações também em:
http://www.sailsforsustenance.org/

Da Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, Niterói, 06/02/10. A Coluna Rumo Náutico é publicada todo sábado.

------------------------

Um leitor da Coluna mandou o seguinte questionamento para o meu e-mail:

Axel,

Tenho medo que esta “doação” de velas velhas, transforme o Haiti no lixão internacional das velas incapacitadas para uso e altamente bio-desagradáveis! Já vi esta história antes com os pneumáticos. Não creio na máxima de que “cavalos dados, não se olham os dentes”.

MINHA RESPOSTA:

Entendo a comparação com os pneus, mas acho que a situação é bem diferente. Não se trata do descarte para um país pobre por simples motivo econômico ou por má-fé.

O objetivo é realmente de emergência humanitária. É para improvisar abrigo para a população que está dormindo ao relento. As velas são encaminhadas a organizações que estao atuando in loco, como a Clinton Foudation, Cruz Vermelha e outras. São centenas de milhares de sem-tetos.

Mesmo que tenham uso efêmero, as velas, que já são "biodesagradáveis" em algum lugar, terão ajudado no momento de caos.

Tenho lido relatórios de organizações que estao atuando lá e os relatos são impressionantes. Os poucos tetos remanescentes e considerados "estaveis" - não correm o risco de ruir - estão sendo utilizados prioritariamente para improvisar hospitais, serviços públicos e outras atividades estratégicas. O povo está dormindo ao relento.

Por isso, acho que doar velas é uma boa ideia.

Axel Grael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.