domingo, 14 de fevereiro de 2010

ATENÇÃO IATE CLUBES E VELEJADORES DE NITERÓI

Niterói - Capital Nacional da Vela, merece reconhecimento pelos seus resultados. A foto acima (de Fred Hoffmann) é do Campeonato Mundial da Classe Optimist realizado pelo Clube Naval, Niterói, 2009.


A Câmara de Deputados aprovou nessa semana o Projeto de Lei 5.186/05, que modifica a chamada Lei Pelé (Lei 9615/1998). O que se viu no noticiário foi principalmente o esforço dos deputados da Bancada da Chuteira que tentava evitar a aprovação regras moralizadoras do cenário futebolístico nacional. Por trás das brigas da bola, havia outro aspecto que não obteve o devido destaque, que foi o debate sobre o apoio aos clubes esportivos que formarem atletas olímpicos. Conforme previsto no Projeto de Lei, 0,5% dos recursos das loterias que são transferidos para o Ministério do Esporte deverão ser repassados para as agremiações esportivas para apoiar esses clubes. Essa ajuda aos clubes, nos valores de hoje, chegaria a cerca de R$ 24 milhões/ano. Não é muito dinheiro se pensarmos que cerca de 70% dos atletas olímpicos são formados em clubes e se considerarmos o montante de recursos já investidos por esses clubes. Como já dissemos, apesar da lei ser quase toda focada no futebol, as suas definições são do maior interesse dos iate clubes, principalmente de Niterói, que têm forjado tantos velejadores olímpicos de sucesso. Após sancionada, a lei deverá ser regulamentada nas instâncias administrativas do Ministério do Esporte. Aí está o perigo. Esperamos que os procedimentos para acesso dos clubes a esses recursos sejam transparentes de forma a garantir a lisura do uso dos recursos e que os tradicionais entraves burocráticos não façam com que a verba chegue depois dos Jogos de 2012, 2016, ...

Matéria da Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 13/02/10. A Coluna Rumo Náutico é publicada todo sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.