quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mudança nas correntes do Atlântico Norte está acelerando o derretimento das geleiras do Ártico




O Instituto Oceanográfico Woods Hole acaba de divulgar uma pesquisa que demonstra que as correntes do Oceano Atlântico Norte estão se alterando, e as águas quentes que são em empurradas para o Norte pela Corrente de Golfo (Gulf Stream), passam agora a atingir as proximidades da costa da Groelândia. Os pesquisadores verificaram que as águas do Fiorde Sermilik estavam a uma temperatura de 4 graus centígrados, muito acima do que era considerado normal no passado.

As águas mais quentes amenizam o clima, e a consequência é a aceleração no derretimento das geleiras da Groelândia. Fiamma Straneo, que lidera a pesquisa, afirmou que o mais assustador é que as mudanças estão ocorrendo de forma muito rápida e são perceptíveis na escala de tempo de meses e não em anos.

O processo preocupa muito os cientistas. As geleiras da Groelândia possuem uma espessura de cerca 3,5 km e uma superfície com um tamanho semelhante ao território do México e, portanto, retêm uma grande quantidade de água, que a medida que se derrete e se desprende da geleira e chega ao Oceano. Na última década, as geleiras diminuíram significativamente e a participação do derretimento na elevação do nível dos oceanos mais do que dobrou.
Fonte: Woods Hole http://www.whoi.edu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.