sexta-feira, 3 de setembro de 2021

CIDADE INTELIGENTE: Niterói em 9° lugar nacional no Ranking Connected Smart Cities 2021









Tecnologia a serviço dos cidadãos

Uma cidade inteligente deve ser orientada aos seus cidadãos, e seu desenvolvimento deve ser pautado no conhecimento, na sustentabilidade e na inclusão. Com esta mentalidade, Niterói subiu posições nos últimos e alcançou o 9 lugar nacional do Connected Smart Cities. No eixo Governança e Transparência, ficamos na primeira posição no País. Na última quarta-feira, tive a satisfação de receber os prêmios durante solenidade em São Paulo.

Em 2020, Niterói ocupou a 11ª posição no ranking geral e o 7° lugar em Governança. Na primeira edição, em 2015, a cidade estava em 17º lugar no país. O Ranking Connected Smart Cities, desenvolvido pela Urban Systems, mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 cidades) com o objetivo de definir aquelas com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, sendo dividido em quatro resultados: geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. A plataforma Connected Smart Cities é um projeto que envolve empresas, entidades e governos, e tem por missão encontrar o DNA de inovação para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.




Desde que cheguei à Prefeitura de Niterói, em 2013, como vice-prefeito da gestão Rodrigo Neves, nossa cidade vem investindo em soluções tecnológicas e inovadoras para superar desafios nas diferentes áreas de atuação da administração municipal.

Foram iniciativas como a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO) da Mobilidade, a elaboração do Plano Diretor de Cidades Inteligentes, com o apoio do governo da Coreia do Sul, a criação do Sistema de Gestão da Geoinformação (SIGeo) e o Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), construído a partir de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Niterói vem avançando por meio da execução de projetos estruturantes e planos temáticos visando a melhoria dos seus indicadores. Exemplo disso são os indicadores relativos à governança que tiveram uma melhora, devido, sobretudo à realização de projetos de monitoramento de área de riscos e contenção de encostas; realização de projetos urbanísticos inovadores, aumento dos investimentos em segurança, saúde e educação, bem como por meio de uma gestão comprometida com a transparência e racionalização dos gastos públicos.

Neste contexto, a plataforma Connected Smart Cities proporciona um espaço de troca entre os setores público e privado com o objetivo de reunir dados e trazer novas ideias para avançar em diversas áreas, por meio de políticas que atendam aos cidadãos de uma forma humana, inovadora e sustentável.

Seguiremos neste caminho. Uma cidade inteligente usa a infraestrutura tecnológica como força impulsionadora, sempre aliada às análises complexas de dados, que junto à voz da população, norteia as tomadas de decisões.

Axel Grael


------------------------------------------


Niterói avança para a 9ª posição do Ranking Connected Smart Cities 2021 e em 1º lugar no eixo Governança

O município está entre as dez cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, de acordo com o mais importante estudo de cidades do país.

Niterói conquistou a nona posição no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2021, ficando entre as dez cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O município carioca lidera, ainda, no eixo Governança. A primeira posição geral no Ranking ficou com São Paulo (SP), a segunda foi para Florianópolis (SC), seguida de Curitiba (PR). Na quarta posição está Brasília (DF), e, em quinto, se posicionou Vitória (ES). Em sexto lugar, ficou São Caetano do Sul (SP), seguido do Rio de Janeiro (RJ) e Campinas (SP). Na décima posição, Salvador (BA) fecha as dez mais do Ranking Connected Smart Cities 2021.

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre hoje e sexta-feira, a 7a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. Neste ano, o evento acontece em formato híbrido, presencialmente, nesta quarta e quinta-feira, e ,de forma digital, até sexta, 03.

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2021, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores ( 5 a mais que o ano anterior), que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O resultado é apresentado em 4 frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

"Nesses sete anos de atuação, a Plataforma Connected Smart Cities vem desempenhando papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação, tendo como objetivo fundamental tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

DESTAQUES NITERÓI

O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), cita que a cidade inteligente desenvolve-se pautada no conhecimento, na sustentabilidade e na inclusão. Ela usa a infraestrutura tecnológica como força impulsionadora, sempre aliada às análises complexas de dados. "Baseado nas fragilidades apontadas pelo Connected Smart Cities, Niterói vem avançando por meio da execução de projetos estruturantes e planos temáticos, visando a melhoria dos seus indicadores", afirma o prefeito.

A Prefeitura de Niterói possui um planejamento estratégico de 20 anos intitulado Niterói que Queremos (NQQ) e a cada gestão é criada uma Carteira de Projetos e um Plano de Metas visando atingir os indicadores propostos neste documento. "Com o objetivo de medir e monitorar constantemente o andamento dos resultados, fazemos uma reunião de acompanhamento trimestral. Desta forma, criamos mecanismos e o compromisso de medir os resultados frequentemente. Além disso, no ano de 2021, criamos a Subsecretaria de Avaliação de Políticas Públicas e Gestão da Informação (SSAGI) visando o aperfeiçoamento metodológico e monitoramento dos indicadores, bem como a avaliação das políticas do município", disse Grael.

A prefeitura também participa do projeto de desagregação de indicadores em raça, gênero e território com as cidades de Buenos Aires, La Paz e São Paulo, com o apoio da Rede Internacional Mercocidades. E com o apoio técnico do BID, o município está elaborando um projeto para a utilização de uma base de dados integrada que reúna as informações e os dados desagregados gerados pelas secretarias e coordenadorias.

"Esperamos que, desta forma, a Prefeitura de Niterói consiga avançar cada vez mais nos mecanismos de avaliação e captação de dados. Exemplo disso são os indicadores relativos à governança que tiveram uma melhora, devido, sobretudo a realização de projetos de monitoramento de área de riscos e contenção de encostas; ocupação consciente do solo, com ênfase na regulamentação fundiária, realização de projetos urbanísticos inovadores, aumento dos investimentos em segurança, saúde e educação, bem como por meio de uma gestão comprometida com a transparência e racionalização dos gastos públicos", comentou o prefeito.

NITERÓI EM NÚMEROS

A cidade de Niterói registrou nota 9,9 na Escala Brasil Transparente, oferecendo atendimento ao cidadão por meio de Aplicativo e Site da prefeitura. A cidade também conta com 8 conselhos municipais participativos, dentro dos setores analisados, e registrou na última edição nota 0,778 no índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Em Urbanismo, a cidade conta com a Lei de Plano Diretor revisada em 2019, emissão de alvará disponível no site da prefeitura, cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado aos cidadãos.

Em Meio Ambiente, destaca-se a universalização do acesso a água e de coleta de resíduos sólidos residenciais, além de tratamento de 100% do esgoto coletado (nível de 95,6%) e o monitoramento de áreas de risco. Em Saúde, Niterói oferece 4,72 leitos para cada mil habitantes, 475,8 médicos para cada cem mil habitantes. A cidade conta com serviço de agendamento de consulta na rede pública de saúde no site da prefeitura, e investe R﹩1.254,22 por habitante.

Além da primeira posição no recorte de Governança do Ranking Connected Smart Cities, a cidade de Niterói se destaca nos recortes de: Urbanismo, 3ª mais bem posicionada; Saúde, 6ª mais bem posicionada; Meio Ambiente, 10ª mais bem posicionada e Tecnologia e Inovação, Educação e Economia, 11ª mais bem posicionada, nos 3 recortes.

DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2021

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, e uma do Centro-Oeste também são destaques. A região Norte conta com Palmas (TO) entre as 10 mais em 2021. A capital tocantinense está na 35ª colocação no Ranking Geral.

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está Vitória (ES). Acima de 500 mil habitantes, novamente, São Paulo é a líder.

Para o Presidente da Urban Systems e sócio da Plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, o Ranking Connected Smart Cities, ano a ano, vem auxiliando as cidades a entenderem o seu nível de desenvolvimento inteligente e sustentável, oferecendo parâmetros para que as cidades possam se planejar e criar estratégias para tornarem-se mais humanas e propiciar qualidade de vida a seus habitantes.

"A edição 2021 do Ranking, mesmo com as alterações de indicadores, trazendo alguns que refletem as soluções já implantadas, apontou que algumas cidades permanecem em posições de destaque, mostrando que estas estão no caminho de trazer qualidade de vida aos seus habitantes, enquanto outras, mesmo com alteração no estudo, permanecem distante das posições ideais e precisam olhar com atenção ao planejamento da cidade", disse Assumpção.

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Curitiba; Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba(PR); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: Vitória (ES); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Niterói (RJ).

Fonte: Connected Smart City




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.