segunda-feira, 27 de julho de 2020

BOA VIAGEM: Obras de restauração começam esta semana






Uma das visitas à Ilha da Boa Viagem (2016), com equipe técnica para planejar as atividades de restauração e proteção do patrimônio da ilha.



A Ilha da Boa Viagem é um dos mais belos e marcantes marcos da paisagem e da história de Niterói e por muitas décadas esteve com restrições à visitação pública.

Finalmente, após uma longa preparação, que incluiu a contratação e a elaboração de estudos por equipe especializada e projetos detalhados, a negociação com o Serviço de Patrimônio da União - SPU, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, o licenciamento ambiental, outras autorizações vinculadas ao tombamento e entendimentos com lideranças do movimento Escoteiro, a Prefeitura dará início às obras de restauração do patrimônio histórico, artístico e ambiental da Ilha da Boa Viagem.

A Ilha já havia sido aberta pela Prefeitura por ocasião dos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas precisou ser mais uma vez interditada por determinação da Defesa Civil de Niterói, por risco geotécnico.

Após a restauração pela Prefeitura da ponte de acesso à ilha e a realização de pequenas obras emergenciais de manutenção, realizadas em 2015 - 2016, o município deu início a obras de contenção de encostas em 2019 e agora, enfim, chegou a hora das obras de restauração da Igreja, do Casarão (ou Castelo), do Fortim, de escadarias e acessos internos, além de outras intervenções.

Durante a minha atuação na Prefeitura de Niterói (janeiro de 2013 - junho de 2020), por determinação do prefeito Rodrigo Neves, coordenei a elaboração dos projetos e a realização das obras. 

A Ilha da Boa Viagem é um sonho para alguém, como eu, de uma família ligada ao mar e que tem neste patrimônio um forte simbolismo: tempos atrás, antes de se lançar ao mar, marinheiros passavam diante da Capela para serem abençoados pelo padre.

Recuperar a Ilha era uma das minhas prioridades e o resultado logo chegará.

Axel Grael




------------------------------------------------------------------




Restauração dos monumentos da Ilha da Boa Viagem começa esta semana

Homem trabalha tendo o MAC e parte da orla da Boa Viagem ao fundo. Foto: Divulgação / Douglas Macedo


Estruturas da capela, do fortin e o casarão serão recuperadas; previsão é que ponto turístico reabra em agosto de 2021

Leonardo Sodré

NITERÓI - A prefeitura anunciou para esta semana a assinatura da ordem de início da obra de restauração da Ilha da Boa Viagem. A contenção das estruturas de acesso ao local está sendo finalizada, e a expectativa é que a recuperação da capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, do fortim e do casarão — usada como sede de grupo de escoteiros — seja concluída em um ano. O município vai investir R$ 6 milhões para reabrir o ponto turístico a partir de agosto do ano que vem.

Fechada para visitação há dois anos, após interdição feita pela Defesa Civil, que avaliou risco de desabamento de duas muretas no seu acesso, a Ilha da Boa Viagem, segundo o prefeito Rodrigo Neves, será um incentivo para o turismo em Niterói.


Operários montam uma estrutura de concreto para dar mais segurança ao terreno e preservar as edificações, antes de a ilha ser restaurada. Foto: Divulgação / Douglas Macedo


— Esta é uma obra de responsabilidade do governo federal, já que todo o conjunto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Mas devido à importância histórica da área e também por seu grande potencial turístico, o município apresentou um projeto ao Iphan e assumiu a obra com recursos próprios — diz o prefeito.

CAFÉ E EXPOSIÇÃO

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) concedeu, em 2016, uma carta de anuência ao município, que possibilitou iniciar o projeto de recuperação da ilha. A reforma da capela vai manter a estrutura original. No passado, os navegantes eram abençoados ali para seguirem uma boa viagem, num ritual que teria dado nome ao lugar. Também será preservada a estrutura original do fortim, inclusive alguns pontos em ruínas, para manter os registros das construções.

Já para a construção conhecida como casarão (ou castelo), o projeto prevê a restauração da fachada e a reestruturação da área. O espaço voltará a ser usado pelos escoteiros. A prefeitura ainda planeja instalar ali uma pequena cafeteria e um ambiente cultural para exposições.


Matéria publicada em O Globo Niterói, de 27 de julho ode 2020.


As obras de contenção dos acessos à ilha terminam no próximo mês. O projeto de restauração foi apresentado ao Iphan pela prefeitura no ano passado, sendo aprovado pelo órgão.

A Ilha da Boa Viagem é tombada como patrimônio natural e histórico. Dois monumentos são preservados: a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem e o fortim, ambos do século XVIII. Entre a Segunda Guerra Mundial e o fim da década de 1940, foram construídas mais duas muralhas, uma delas o atual casarão. A ilha é conectada ao continente pela ponte de concreto que corta a enseada. Depois de atravessá-la, para chegar até as edificações é preciso subir uma escada de 127 degraus, o que torna o local um destino curioso, com uma vista privilegiada da Baía de Guanabara e da orla de Niterói.


Fonte: O Globo Niterói




------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura publica edital para as obras de restauração 
ILHA DA BOA VIAGEM: Obras de restauração próximas do início
ILHA DA BOA VIAGEM: Projeto de restauração será apresentado ao Iphan
ILHA DA BOA VIAGEM - fotos da abertura à visitação pública
Reportagem do RJTV - Um "Programão" na ILHA DA BOA VIAGEM
ILHA DA BOA VIAGEM JÁ RECEBEU MAIS DE 3 MIL VISITANTES
TURISTAS DE 11 PAÍSES JÁ VISITARAM A ILHA DA BOA VIAGEM DESDE REINAUGURAÇÃO
ILHA DA BOA VIAGEM ABERTA À VISITAÇÃO - registros do primeiro dia de funcionamento regular
ILHA DA BOA VIAGEM - Bem-vindo à Ilha da Boa Viagem
ILHA DA BOA VIAGEM É REABERTA AO PÚBLICO OFICIALMENTE
ILHA DA BOA VIAGEM - fotos da abertura à visitação pública
ILHA DA BOA VIAGEM - Bem-vindo à Ilha da Boa Viagem

Outras postagens

POTENCIAL ECONÔMICO DOS PARQUES EM NITERÓI: o exemplo dos parques urbanos nos EUA
SAIBA MAIS SOBRE O PRO-SUSTENTÁVEL E OS AVANÇOS DE NITERÓI RUMO À SUSTENTABILIDADE
PARQUE ORLA DE PIRATININGA: início das obras será nos próximos dias. Saiba mais sobre o projeto
PARNIT: Trilha do Cafubá tem melhoria de percurso e nova sinalização
Parque da Cidade de Niterói terá obras de revitalização em 30 dias

NRPA

The Economic Impact of Local Parks
Economic Impact of Local Parks Report
Economic Impact Report Talking Points

PARQUES E A ECONOMIA

Parques em infraestrutura urbana: uma tendência nos EUA
CAPACIDADE DE SUPORTE: Multidão de visitantes nos parques americanos desafia gestores
CAPACIDADE DE SUPORTE: lidando com os efeitos do sucesso das unidades de conservação
How Do You Create A Successful Urban Park?
HIGH LINE: parque em Nova York criado sobre viaduto de linha férrea desativada, torna-se atração e atrai investimentos
Solução para uma cidade mais verde: o "High Line" de Nova York.
Visitando projetos de restauração de rios em Maryland, EUA
CAPACIDADE DE SUPORTE: Parques Nacionais americanos batem mais um recorde de visitação em 2016
Pesquisa: Percepção da população americana sobre os seus parques e sobre o que é natureza
IMPACTO ECONÔMICO DOS PARQUES: Parques estaduais da Virgínia (EUA) geraram entre US$ 220 e 259 milhões em 2016
CAPACIDADE DE SUPORTE: lidando com os efeitos do sucesso das unidades de conservação






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.