terça-feira, 14 de julho de 2020

Prefeitura conclui requalificação da ciclovia da Avenida Amaral Peixoto





10/07/2020 - A Prefeitura de Niterói concluiu nesta sexta-feira (10) a requalificação da ciclovia da Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro. Todo o traçado, da Avenida Visconde do Rio Branco até a Avenida Marquês do Paraná, foi revisado e recebeu nova sinalização horizontal e vertical e novos balizadores para melhorar a segurança dos ciclistas e pedestres. Também nesta sexta-feira a Prefeitura inicia a requalificação da ciclovia da Rua São Lourenço. 

A ciclovia da Amaral Peixoto ganhou maior importância com a inauguração da ciclovia da Avenida Marquês do Paraná, facilitando o acesso ao Centro dos ciclistas que saem da Zona Sul e da Região das Praias Oceânicas. Ela é usada diariamente também por moradores da Zona Norte, que chegam a ela através da ciclovia da Rua São Lourenço. 

Os segregadores da ciclovia foram recuperados e foram implantados pictogramas de alerta voltados para ciclistas e pedestres. Os cruzamentos da Avenida Amaral Peixoto sofreram alterações com a inserção de áreas de espera para os ciclistas e, assim, evitar o excesso de velocidade dos veículos na conversão, aumentando a segurança. Em avenidas de alto tráfego, como a Amaral Peixoto, os segregadores são exigidos por norma para segurança de ciclistas. 

São Lourenço – O mesmo trabalho de requalificação feito na ciclovia da Avenida Amaral Peixoto será realizado a partir desta sexta-feira na ciclovia da Rua São Lourenço, que tem aproximadamente 1 quilômetro de extensão e vai da Avenida Jansen de Melo até o Ponto Cem Réis. 

Mobilidade – A atual gestão da Prefeitura criou, em 2013, o programa Niterói de Bicicleta. A iniciativa foi pensada como uma resposta aos desafios relacionados à mobilidade, ao meio ambiente e, de uma maneira mais ampla, à qualidade do espaço urbano de Niterói. Seu objetivo principal é estimular a cultura cicloviária na cidade, por meio da implantação de infraestrutura e de ações educacionais. A cidade conta atualmente com 45 quilômetros de infraestrutura cicloviária. 

Bicicletário – A ciclovia da Avenida Amaral Peixoto é o principal acesso dos ciclistas ao bicicletário da Praça Araribóia. Inaugurado no dia 27 de março de 2017, o bicicletário funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, e tem 446 vagas. Os usuários não pagam nada para estacionar as bikes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.