sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Medellin: como a cidade que já foi a mais violenta do mundo conquistou a paz




Infraestrutura e serviços públicos de qualidade nas favelas de Medellin. Fotos de Axel Grael


Entre os dias 17 e 19 de setembro de 2018, estive na cidade de Medellin, Colômbia, participando da Reunião Anual de Prefeitos da Rede de Cidades do BID e do Seminário: "Cidades Inclusivas - Aprendendo com Medellin", acompanhando o prefeito de Niterói Rodrigo Neves.

Prefeitos de cidades da América Latina reuniram-se com especialistas nos temas de segurança, recuperação urbana, mobilidade e outras políticas públicas, além de gestores públicos locais. Além disso, foram a campo para conhecer in loco a nova realidade de Medellin e de seu povo.

Um caso de sucesso no combate à violência

Medellin, capital do Departamento de Antioquia, é a segunda maior cidade da Colômbia e tornou-se conhecida na década de 1990 como a cidade mais violenta do mundo, terra do Cartel de Medellin, comandado pelo traficante Pablo Escobar. Em 1993, a taxa de homicídios na cidade alcançou quase 370/100 mil habitantes. Com uma ação policial eficiente, muitos investimentos em infraestrutura, políticas sociais, educação, saúde e outras iniciativas, em 2017 o nível de homicídios chegou a 23 homicídios/100 mil habitantes, índice este que corresponde ao de Niterói no mesmo ano.


Gráfico apresentado pelo atual prefeito de Medellin, Federico Gutiérrez Zuluagaem palestra de abertura do Reunião Anual de Prefeitos da Rede de Cidades do BID, mostrando o declínio da taxa de homicídios, dos inacreditáveis índices do início da década de 1990 até 2017. Foto do telão por Axel Grael.


No auge da violência, no final da década de 1980 e início da década de 1990, os narcotraficantes ofereciam elevadas recompensas em dinheiro por assassinatos de autoridades, policiais e outros alvos. Era a conhecida "tabela do crime". O número de sequestros foi o maior já visto no mundo, vitimando principalmente empresários. Segundo algumas fontes, o narcotráfico teria chegado a movimentar US$ 10 bilhões na Colômbia.

Saiba mais sobre o processo de pacificação de Medellin na matéria "Como Medellín virou a cidade-modelo que está vencendo o crime", da Revista Exame, 05 de outubro de 2017.

Os efeitos da derrocada do crime e da pacificação da cidade na economia e no cotidiano das pessoas é impressionante. Veja alguns dados apresentados nas palestras:





Algumas idéias apresentadas

Segundo o prefeito Federico Gutiérrez Zuluaga, parte do esforço de recuperação da paz em Medellin dependia do resgate da convivência entre as pessoas e, para isso, era fundamental a retomada da autoestima e a confiança mútua entre cidadãos (abalada pelos altos índices de violência), entre cidadãos e autoridades (abalado pela corrupção endêmica) etc.

Algumas das medidas tomadas foram as registradas nas fotos a seguir:


"Tienda de la confianza": produtos foram postos a venda diretamente aos cidadãos, sem vendedor, em pequenas caixas espalhadas pela cidade. O cidadão pode servir-se, deixa o dinheiro referente à compra e pode pegar o troco. Segundo foi informado, o índice de evasão de recursos é de apenas 3% ("97% de pagos").


Guardas não aplicam apenas multas por infrações de trânsito ou outras irregularidades, mas também as chamadas "cultas", que representam o reconhecimento e elogios por boas atitudes.


ANOTAÇÕES DAS VISITAS DE CAMPO

A visita a Medellin foi uma oportunidade especial, considerando que, por determinação do prefeito Rodrigo Neves, sou um dos coordenadores do Pacto Niterói Contra a Violência, um amplo programa destinado a reverter os problemas de violência, com ênfase nas ações preventivas.

Além deste programa, também sou responsável por programas de urbanização de comunidades e outras ações para as quais pude encontrar algumas boas ideias e inspirações e, eventualmente refletir sobre alguns erros praticados em Medellin que poderemos evitar em Niterói.

Veja nas fotos a seguir:


COMUNA 13

A vasta extensão das Comunas (favelas) de Medellin impressiona. Perde-se no horizonte.

Densidade e acessos precários.


INFRAESTRUTURA - MOBILIDADE, ACESSOS ÀS ÁREAS ALTAS

Sistema de VLT sobre rodas faz a conexão com o Metrocable (teleférico), facilitando o acesso entre a área central da cidade e as áreas altas das comunas. Foto Axel Grael

Teleféricos garantem o acesso às áreas mais altas das Comunas. Foto Revista Exame.

Estação final do Metrocable (teleférico). Visitantes usufruem da vista. Foto Axel Grael

Vista da Estação final do Metrocable (teleférico). Foto Axel Grael


INFRAESTRUTURA - ACESSOS, VIAS INTERNAS E ESPAÇOS PARA A CULTURA E CONVÍVIO




VIADUTO MEIA ENCOSTA: Antes e depois...

Prefeitos e turistas conhecendo a nova infraestrutura da Comuna 13. Foto Axel Grael

Viadutos e grafitis. Foto Axel Grael

Atualmente, a Comuna 13 recebe 15.000 visitantes/mês. Foto Axel Grael.

Aspecto do "Viaducto" que garante o acesso de moradores e turistas. Foto Axel Grael

Viatucto: qualidade da urbanização. Foto Axel Grael

Amplos espaços, onde antes era encosta. Foto Axel Grael

Mobiliário urbano. Foto Axel Grael

Sistema de escadas rolantes para acesso às áreas mais altas. Axel Grael.

Cul-de-Sac: a partir deste ponto o acesso encosta acima é pelo sistema de escadas rolantes. Foto Axel Grael

Policiamento sempre presente. Foto Axel Grael

Comércios e fachadas residenciais acompanham as melhoria da infraestrutura das áreas públicas. Foto Axel Grael

Melhoria da qualidade urbana. Foto Axel Grael

Rua recentemente urbanizada. Foto Axel Grael

Como já dissemos, o caso de Medellin é emblemático e inspirador, mas há que se fazer algumas considerações político-gerenciais. As respostas sobre as perguntas sobre os "segredos" para o sucesso de Medellin trazem alguns esclarecimentos importantes para entender os caminhos adotados e para a reflexão quanto à replicabilidade em outras cidades:
  • O combate ao crime na Colômbia e, em particular, em Medellin, foi desenvolvido mediante um farto financiamento internacional e robusto apoio institucional dos EUA e outros países.
  • A cidade contou com uma forte mobilização da sociedade civil em favor das mudanças e dando lastro social às políticas públicas.
  • Ao longo das décadas de transformação, embora tenha havido uma sucessão de governantes com algumas diferenças ideológicas, foi garantida a continuidade das políticas públicas. As lideranças políticas vieram da sociedade civil e não das estruturas dos partidos políticos tradicionais, considerados comprometidos com o sistema corrupto que manteve o poder do crime por tanto tempo.
  • A cidade de Medellin contou com uma estratégia gerencial baseada em empresas públicas ou de capital misto para executar políticas públicas estratégicas, como para saneamento, mobilidade, etc. 
  • Adotaram um sistema de governança para as políticas estratégicas com a participação ativa do setor público, empresarial, da academia e sociedade civil

O Pacto Niterói Contra a Violência buscou inspiração nestas experiências da Colômbia, de Chicago e Nova York (EUA) e outras cidades. A violência e o crime são fenômenos complexos e não podem ser abordados de forma simplista e focado apenas na ação repressiva policial. Estamos confiantes que Niterói poderá apresentar um modelo inspirado em soluções bem sucedidas, mas adaptadas aos desafios impostos pela nossa realidade brasileira.

Axel Grael




-------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Pacto Niterói Contra a Violência

NITEROI APOSTA NA EDUCAÇÃO: Bons alunos de escolas públicas de Niterói poderão ter mil reais por ano em conta-poupança
Com apoio da Comunitas, prefeitura lança Pacto Niterói Contra a Violência
Niterói lança pacto de combate à violência na cidade
PACTO NITERÓI PELA PAZ: Conjunto de estratégias no combate à violência
SEGURANÇA: Prefeitura assina pacto pela paz em Niterói

Niterói Jovem EcoSocial

ECOSOCIAL: Em Niterói, jovens de comunidades receberão R$ 500 para cuidar do meio ambiente ECOSOCIAL: Prefeitura prepara projeto que levará reflorestamento para comunidades de Niterói
NITERÓI ECOSOCIAL: Prefeitura contratará 400 jovens em comunidades para atuar em reflorestamento de encostas
PRÊMIO LIDERA RIO: Niterói conquista prêmio principal e 3 das quatro categorias







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.