quarta-feira, 5 de setembro de 2018

ECOSOCIAL: Prefeitura prepara projeto que levará reflorestamento para comunidades de Niterói









Niterói tem investido uma elevada parcela do seu orçamento em ações de segurança pública, diferente do que acontece com a maioria dos gestores municipais, que normalmente atribuem esta responsabilidade exclusivamente às autoridades policiais do estado e federais. Buscando apoiar a atuação das autoridades policiais e suprir com tecnologia e inteligência as forças policiais, equipando a Guarda Municipal e utilizando ...




A Prefeitura de Niterói anunciou recentemente, no início de agosto de 2018, o Pacto Niterói Contra a Violência, com a finalidade de articular ações da Prefeitura em regiões mais conflagradas e com situações de violência, contando para isso com a participação da sociedade civil. O Pacto Niterói Contra a Violência aborda o problema da segurança pública com um olhar mais social, de saúde e educação, de inclusão social e de oferecimento de oportunidades para a integração de jovens que estão fora da escola e da mercado de trabalho.

Além de procurar reintegrar os jovens participantes à escola, serão oferecidos 18 projetos, estruturados nos seguintes eixos:
  • Prevenção
  • Policiamento e Justiça
  • Convivência e engajamento dos Cidadãos
  • Ação Territorial Integrada.

Dentre as ações preventivas, que integram o primeiro eixo, está o projeto Niterói Jovem EcoSocial, que oferecerá oportunidades para 400 jovens/ano, em idade entre 16 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradores de seis comunidades Niterói. As atividades estarão distribuídas nas seguintes vertentes de atuação:
  • Reflorestamento: restauração da cobertura florestal e ecossistemas nas encostas contíguas ou próximas às comunidades selecionadas. 
  • Água: melhorias no saneamento, proteção a rios e mananciais
  • Parques: implantação e gestão de trilhas nas unidades de conservação de Niterói, principalmente nas áreas do Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT.
  • Queimadas: apoio às ações da Defesa Civil de Niterói, com prioridade para as ações de prevenção de incêndios em vegetação, de forma a proteger a população, as áreas reflorestadas e outros ecossistemas da cidade. 
  • Energia: produção de energia fotovoltaica 

Além destas atividades, serão oferecidos aos participantes programas transversais às vertentes de atuação acima expostas, como as apresentadas a seguir:
  • Educação Ambiental: sensibilização para os desafios da sustentabilidade e engajamento dos participantes em iniciativas locais.
  • Empregabilidade: capacitar para o mercado de trabalho
  • Empreendedorismo: capacitar para o desenvolvimento de empreendimentos nas comunidades.
  • Diálogos com a cidade: utilizar ferramentas digitais e de geoinformação para que integrantes das comunidades divulguem e promovam o intercâmbio de informações com o restante da cidade.

Nas fotos no início da postagem, vemos membros da equipe da Secretaria Executiva da Prefeitura (inclusive do Sistema de Gestão da Geoinformação - SIGEO), além de profissionais da Defesa Civil de Niterói, em vistoria ao morros do Fonseca, para o planejamento das ações de reflorestamento das encostas, identificando áreas disponíveis e com viabilidade técnica para o plantio, observando as condições de profundidade de solo, declividade, acesso e outros aspectos logísticos.

Há ainda muito trabalho pela frente, mas estamos avançando rapidamente para que Niterói inove mais uma vez e ofereça um programa de qualidade para ajudar jovens e o meio ambiente da cidade.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói





--------------------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Niterói Jovem EcoSocial

NITERÓI ECOSOCIAL: Prefeitura contratará 400 jovens em comunidades para atuar em reflorestamento de encostas
NITERÓI MAIS VERDE - Viveiro da Clin produz mudas para os projetos de arborização e recuperação ambiental em Niterói
REFLORESTAMENTO: Prefeitura de Niterói e Ecoponte assinam convênio para produção de mudas
NITERÓI INTENSIFICA REFLORESTAMENTO: Horto do Fonseca já tem nove mil mudas semeadas
RESTAURAÇÃO FLORESTAL: Quase R$ 3 milhões para o meio ambiente em Niterói
BNDES lança linha para apoiar restauração ecológica
A Filha ‘Careca’ de Itaipu será recuperada 

Outras postagens

EDUCAÇÃO EM NITERÓI: 700 alunos da rede municipal participam de programa de prevenção às drogas, violência e bullying
SEGURANÇA: Niterói Presente chega a Santa Rosa e Jardim Icaraí Prefeitura vai investir mais de R$ 20 milhões no Caramujo
"DEFICIT DE CIDADANIA", artigo de Sérgio Magalhães 'Niterói Mais Segura' chega às ruas do Centro
PACTO PELA PAZ: Prefeitura de Niterói e organização social criam projeto contra violência
Prefeitura convoca agentes do Niterói Mais Segura para trabalhar no Centro
NITEROI APOSTA NA EDUCAÇÃO: Bons alunos de escolas públicas de Niterói poderão ter mil reais por ano em conta-poupança
SEGURANÇA: acordo integra dados das forças que atuam em Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.