Santa Bárbara, na Zona Norte de Niterói, ganhará uma Plataforma Urbana Digital, nos mesmos moldes da que já está em funcionamento na Engenhoca. Divulgação/Prefeitura de Niterói |
Orçada em R$ 6 milhões, terceira unidade da cidade será instalada em Santa Bárbara. Edital para obras sai neste mês
O bairro de Santa Bárbara, na Zona Norte de Niterói, ganhará uma Plataforma Urbana Digital, nos mesmos moldes da que já funciona na Engenhoca, onde crianças e jovens têm acesso a cursos gratuitos e atividades de lazer. A unidade ficará em um terreno que já pertence ao município, bem em frente à Praça João Saldanha.
A construção começará ainda este ano, e a inauguração está prevista para o segundo semestre de 2019. Inaugurada há quatro meses, a Plataforma da Engenhoca tem 1.217 beneficiados.
“A Plataforma Urbana da Engenhoca contribuiu para a revitalização urbana do Largo de São Jorge e criou muitas oportunidades, especialmente para jovens. O bairro de Santa Bárbara merecia um equipamento público dessa qualidade, pois é um bairro muito especial de Niterói. Por outro lado, esse projeto de educação e tecnologia é também importante para prevenção à violência, ao dar perspectiva para os adolescentes e jovens”, disse o prefeito Rodrigo Neves.
A Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara terá um projeto arquitetônico semelhante ao da Engenhoca, incluindo uma área envidraçada na fachada principal que se transforma em uma tela de cinema. O local também será usado para cursos gratuitos da área de informática, robótica e fotografia com foco em crianças e jovens, além de atividades de lazer para pessoas de todas as idades. Para isso, a unidade será dotada de equipamentos de última geração, com o uso da realidade virtual como instrumento de apoio didático. Equipamentos URV (Unidade de Realidade Virtual) serão usados pelos alunos durante os cursos e em atividades de lazer.
O secretário municipal de Governo Bira Marques disse que, a exemplo do que aconteceu na Engenhoca, a Plataforma Digital vai requalificar o bairro de Santa Bárbara, dando mais oportunidade aos jovens e opções de lazer. “Muitos jovens de toda a região serão beneficiados e o bairro terá sua importância reconhecida”, disse o secretário, ressaltando que o edital de licitação das obras será lançado neste mês e o investimento será de R$ 6 milhões.
Nas unidades, crianças e jovens têm acesso a cursos gratuitos e lazer. Divulgação/Prefeitura de Niterói |
A subsecretária de Ciência e Tecnologia Adriana de Lima quer incluir na programação da nova plataforma cursos voltados para a produção audiovisual. A ideia é formar jovens profissionais para o setor, que deverá ter um grande crescimento na cidade graças à iniciativa da prefeitura de investir parte da verba dos royalties para tornar a cidade um polo de referência na produção audiovisual.
“Nossa intenção é potencializar as vocações das comunidades locais através de oportunidades mediadas pela tecnologia. Propomos uma consulta prévia à população para que esta seja coautora na concepção do projeto.
As plataformas digitais, como parte do Programa Niterói Digital, são espaços educativos, culturais e de entretenimento, revestidos em uma arquitetura moderna e futurista, equipados com diferentes recursos tecnológicos, com possibilidades de atrair vários segmentos da população, especialmente a juventude, transformando o ambiente social do seu entorno”, disse Adriana de Lima.
A Plataforma Digital de Santa Bárbara será a terceira de Niterói. A primeira funciona no Maquinho, no Morro do Palácio, bem em frente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem.
Investimentos na Zona Norte – Nos últimos cinco anos, a Zona Norte recebeu um pacote de investimentos da Prefeitura de Niterói. Entre as iniciativas está a ampliação da rede municipal de ensino da região, que ganhou sete novas unidades de educação. Ao todo foram abertas mais de mil vagas. Principal área de lazer da Zona Norte, o Horto do Fonseca foi totalmente revitalizado e ganhou um dos maiores skateparks do País.
A prefeitura também duplicou a Rua Benjamin Constant e está reformando o Horto do Barreto. Morro do Holofote, Morro do Bonfim, Bombeiro Américo, Rua Selma e Travessa Jurandir são alguns dos pontos beneficiados com obras de contenção de encostas e urbanização. A emergência do Getulinho, que estava fechada e foi reaberta em janeiro de 2013, logo assim que a nova gestão assumiu a Prefeitura de Niterói, já realizou mais de 500 mil procedimentos.
Fonte: O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.