terça-feira, 4 de setembro de 2018

Niterói terá nova plataforma digital



Santa Bárbara, na Zona Norte de Niterói, ganhará uma Plataforma Urbana Digital, nos mesmos moldes da que já está em funcionamento na Engenhoca. Divulgação/Prefeitura de Niterói


Orçada em R$ 6 milhões, terceira unidade da cidade será instalada em Santa Bárbara. Edital para obras sai neste mês

O bairro de Santa Bárbara, na Zona Norte de Niterói, ganhará uma Plataforma Urbana Digital, nos mesmos moldes da que já funciona na Engenhoca, onde crianças e jovens têm acesso a cursos gratuitos e atividades de lazer. A unidade ficará em um terreno que já pertence ao município, bem em frente à Praça João Saldanha.

A construção começará ainda este ano, e a inauguração está prevista para o segundo semestre de 2019. Inaugurada há quatro meses, a Plataforma da Engenhoca tem 1.217 beneficiados.

“A Plataforma Urbana da Engenhoca contribuiu para a revitalização urbana do Largo de São Jorge e criou muitas oportunidades, especialmente para jovens. O bairro de Santa Bárbara merecia um equipamento público dessa qualidade, pois é um bairro muito especial de Niterói. Por outro lado, esse projeto de educação e tecnologia é também importante para prevenção à violência, ao dar perspectiva para os adolescentes e jovens”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

A Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara terá um projeto arquitetônico semelhante ao da Engenhoca, incluindo uma área envidraçada na fachada principal que se transforma em uma tela de cinema. O local também será usado para cursos gratuitos da área de informática, robótica e fotografia com foco em crianças e jovens, além de atividades de lazer para pessoas de todas as idades. Para isso, a unidade será dotada de equipamentos de última geração, com o uso da realidade virtual como instrumento de apoio didático. Equipamentos URV (Unidade de Realidade Virtual) serão usados pelos alunos durante os cursos e em atividades de lazer.

O secretário municipal de Governo Bira Marques disse que, a exemplo do que aconteceu na Engenhoca, a Plataforma Digital vai requalificar o bairro de Santa Bárbara, dando mais oportunidade aos jovens e opções de lazer. “Muitos jovens de toda a região serão beneficiados e o bairro terá sua importância reconhecida”, disse o secretário, ressaltando que o edital de licitação das obras será lançado neste mês e o investimento será de R$ 6 milhões.


Nas unidades, crianças e jovens têm acesso a cursos gratuitos e lazer. Divulgação/Prefeitura de Niterói


A subsecretária de Ciência e Tecnologia Adriana de Lima quer incluir na programação da nova plataforma cursos voltados para a produção audiovisual. A ideia é formar jovens profissionais para o setor, que deverá ter um grande crescimento na cidade graças à iniciativa da prefeitura de investir parte da verba dos royalties para tornar a cidade um polo de referência na produção audiovisual.

“Nossa intenção é potencializar as vocações das comunidades locais através de oportunidades mediadas pela tecnologia. Propomos uma consulta prévia à população para que esta seja coautora na concepção do projeto.

As plataformas digitais, como parte do Programa Niterói Digital, são espaços educativos, culturais e de entretenimento, revestidos em uma arquitetura moderna e futurista, equipados com diferentes recursos tecnológicos, com possibilidades de atrair vários segmentos da população, especialmente a juventude, transformando o ambiente social do seu entorno”, disse Adriana de Lima.

A Plataforma Digital de Santa Bárbara será a terceira de Niterói. A primeira funciona no Maquinho, no Morro do Palácio, bem em frente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem.

Investimentos na Zona Norte – Nos últimos cinco anos, a Zona Norte recebeu um pacote de investimentos da Prefeitura de Niterói. Entre as iniciativas está a ampliação da rede municipal de ensino da região, que ganhou sete novas unidades de educação. Ao todo foram abertas mais de mil vagas. Principal área de lazer da Zona Norte, o Horto do Fonseca foi totalmente revitalizado e ganhou um dos maiores skateparks do País.

A prefeitura também duplicou a Rua Benjamin Constant e está reformando o Horto do Barreto. Morro do Holofote, Morro do Bonfim, Bombeiro Américo, Rua Selma e Travessa Jurandir são alguns dos pontos beneficiados com obras de contenção de encostas e urbanização. A emergência do Getulinho, que estava fechada e foi reaberta em janeiro de 2013, logo assim que a nova gestão assumiu a Prefeitura de Niterói, já realizou mais de 500 mil procedimentos.


Fonte: O Fluminense












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.