quarta-feira, 20 de julho de 2011

10 anos da morte de Sir Peter Blake, assassinado por piratas no Amapá.

No Rio de Janeiro, Torben Grael encontra-se com Peter Blake, lenda da vela mundial, pouco antes do trágico assassinato do neozelandês por piratas no Amapá. Na ocasião, o velejador e ambientalista recebeu jovens velejadores da Baía de Guanabara e alunos do Projeto Grael. 

Peter Blake posa diante do Seamaster, barco laboratório no qual desenvolvia a campanha "Blake Expeditions", para alertar sobre os problemas ambientais dos rios e ocenos.

Peter Blake durante a Whitbread, regata de Volta ao Mundo vencida pelo velejador.
No dia 6 de dezembro fará 10 anos que um dos maiores velejadores da história, o neozelandês Peter Blake, foi assassinado por assaltantes que invadiram o seu barco próximo a Macapá, no Amapá. O velejador e ambientalista voltava de uma expedição de dois meses à Amazônia, a bordo do Seamaster, barco-laboratório que estudava o problema da contaminação da água do amr e dos rios pelo mundo.

A lamentável (e contrangedora para nós brasileiros) perda de Blake não foi suficiente para que medidas de segurança fossem tomadas para melhorar o policiamento das águas amazônicas.

Agora, diante da escalada dos casos de crimes cometidos contra barcos de transporte e de turismo nos rios da Amazônia, parece que há uma iniciativa de aumentar a fiscalização e a presença das autoridades policiais e da Marinha nas águas.

O episódio nos faz retornar a um tema fundamental. O Brasil precisa ter uma Guarda Costeira, que haja na segurança da navegação no nosso litoral, rios e hidrovias.

O Brasil deve ser o único país com grande extensão de águas navegáveis a não contar com uma Guarda Costeira.

---------------

Leia mais sobre a segurança na Amazônia aqui no Blog: Pará quer criar força especial para combater a pirataria nos rios
Leia mais sobre o debate sobre a necessidade de uma Guarda Costeira no Brasil: Minha opinião, o exemplo do US Coast Guard
Saiba mais sobre Sir Peter Blake e as atividades da Sir Peter Blake Trust

3 comentários:

  1. Por esse motivo comecei a dois anos a Irmandade dos Mares em toda a costa brasileira,em homenagem ao velejador Abel Aguilar.Acho que velejadores precisam se unir mais,ninguém faz nada sózinho.Bons ventos.Sandra Brack

    ResponderExcluir
  2. É sempre assim...muitas vidas precisam ser tiradas, para que se comece a pensar em medidas, quando deveria ser o contrário...medidas que protegessem vidas.
    Excelente blog, tanto que tomo a liberdade de compartilhar seus posts no FB.
    Tenha um ótimo e lindo dia. Bons ventos estejam contigo

    ResponderExcluir
  3. Eu moro no Amapa, vocês pensam que algo mudou depois desse triste episodio da nossa historia? Que nada! Os rios da Amazonia continuam sem grande fiscalizaçao, nossa costada é assaltada todos os dias, levam produtos naturais como humanos! Nada mudou neste pais de impunidade!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.