terça-feira, 26 de julho de 2011

Torben Grael vence Tour de France a la Voile com Bertrand Pacé


Rio de Janeiro (RJ) - Pelo segundo ano consecutivo o francês Bertrand Pacé conquistou o Tour de France a la Voile, ou a Volta da França a Vela. Pacé e sua tripulação do Sud de France / Languedoc-Roussillon ganharam com a ajuda do tático brasileiro Torben Grael na última etapa da competição. O forte vento Mistral impediu os barcos de competir nas duas últimas regatas barla-sota, em Seyne-sur-Mer no domingo e a equipe comandada pela lenda francesa, que vai liderar o Team Aleph na próxima America´s Cup, nem precisou ir para água para garantir o título.

A 34ª edição da Volta da França a Vela terminou depois de um mês de mar. Mais de 30 regatas, em 12 etapas, que começaram em Dunkerque, na costa francesa do canal da Mancha, e terminaram na Côte D´Azur, no Mediterrâneo, reuniram 16 equipes na categoria principal. Os dezesseis barcos da classe de monotipos oceânicos M34, criada especialmente para o evento, são velozes, modernos, marinheiros e apenas no trecho entre Royan e Gruissan não navegaram. Neste caso, os barcos foram de caminhão do golfo de Biscaia até o Mediterrâneo pra dar continuidade ao tour.

Brigando com o Sud de France esteve sempre o Courrier Dunkerque que terminou em segundo na classificação geral. O terceiro foi o Bretagne Credit Mutuel Elite. O brasileiro Torben Grael se juntou a Pacé nas pernas mediterrâneas da competição No total foram disputadas 34 regatas, e das 13 em que Torben participou o barco esteve em 10 pódios e venceu 5 vezes. Nada mal para um estreante na competição. "Eu fui muito bem recebido pelo Bertrand e o resto da tripulação. O barco não era o mais veloz, mas experiência de todos contribuiu. No final, acabamos vencendo e garantindo o bicampeonato para o time. Foi uma grande experiência!", declarou o maior medalhista olímpico do desporto nacional e da Vela mundial.

A próxima competição de Torben Grael será a segunda etapa da Mitsubishi Sailing Cup em Búzios, RJ, de 11 a 14 de agosto.

Velassessoria
Murillo Novaes
(21) 8123-4661

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.