quarta-feira, 17 de março de 2010

Laguna de Itaipu: uma vitória importante dos ambientalistas.


Recebemos uma ótima notícia do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA - Instituto Estadual do Ambiente, André Ilha.

O Diário Oficial do Estado do RJ publicou hoje (17/03/2010) o Decreto 42.355, assinado pelo governador Sérgio Cabral, que altera a definição da Faixa Marginal de Proteção da Laguna de Itaipu, ampliando-a substancialmente.

A medida protege um delicado ecossistema no entorno da Lagoa de Itaipu, onde as construtoras de Niterói pretendiam implantar empreendimentos imobiliários que destruiriam essas áreas. Na semana passada, uma medida judicial de iniciativa dessas empresas derrubou um outro decreto que anexou a área ao Parque Estadual da Serra da Tiririca.

André Ilha explica:

"Trocando em miúdos, cerca de 80% da área cobiçada pela especulação imobiliária local ficam inviabilizados para construção, o que representa uma importantíssima vitória, ainda que parcial, para todos aqueles que se preocupam e defendem o meio ambiente local!"

André Ilha tranquilizou os ambientalistas niteroienses, declarando que: "persistiremos no nosso objetivo último, que é a definitiva incorporação de toda a área objeto do decreto do Governador Sérgio Cabral ao PESET".

Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.