Craques ou Cracks?
17/3/2010 21:53:52
Ao ler nas notícias quanto ao suposto envolvimento de jogadores ídolos do futebol brasileiro com o crime organizado, confesso que sinto no fundo do peito.
Simplificadamente, o esporte nasceu da necessidade da preparação física e da preparação do soldado para os campos de batalhas. Da simulação da guerra, veio a substituição da guerra pela disputa esportiva.
Aos poucos, o esporte do citius, altius e fortius definiu regras, conceitos de ética, disciplina e valores que os projetou como a mais pura e global cultura da paz e pela paz.
Até mesmo a Guerra Fria, o esporte foi o melhor agente de dissuasão. Gerou o intercâmbio, o diálogo, a tolerância, o respeito, a admiração e o entendimento.
O atleta ídolo carrega consigo a necessidade de gerar exemplo para os jovens e para todos que os admiram. Cultuar atletas que enaltecem o poder paralelo, convivem com gangues armadas e porventura sugerem apologia ao consumo de substâncias proibidas, é um deserviço aos valores do esporte e ao papel do atleta na sociedade moderna. O maior legado que uma Olimpíada pode deixar no Brasil, é a disseminação dos valores olímpicos.
Por um deslize de comportamento pessoal, o ídolo internacional do Golfe Tiger Woods foi execrado pela crítica o que lhe custou contratos multi-milionários e admiração de centenas de milhares de fãs.
O que vemos por aqui é algo mais grave. Algo que ultrapassa as linhas do campo e os códigos de ética da conduta esportiva. O TJD destas entidades, assim como seus clubes deveriam fazer algo...
Tenhamos admiração por jogadores propagadores de valores que contamos para nossos filhos como Tostão, Raí, Zico e Leonardo e tantos outros que poderia citar.
Justificar o ambiente de origem não serve como desculpa. Devemos honrar e enaltecer brasleiros valorosos como Adhemar Ferreira da Silva que das mais humildes de sua origem, foi mais que um Bi-Campeão Olímpico. Foi um exemplo de ser humano, educado, amigo, exemplar e admirado por todo o planeta.
Lars Grael
Texto transcrito do site www.larsgrael.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.