quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Amazônica: interação floresta, água e clima.

"Nuvens-pipoca" formadas no período da tarde, pela transpiração da floresta. Imagem divulgada pelo Earth Observatory, NASA. 26/08/09. Fonte: http://earthobservatory.nasa.gov


A bela imagem (MODIS/Aqua) aqui apresentada, divulgada ao público pela NASA (vide referência acima), é uma verdadeira aula sobre a Amazônia. A cena foi obtida há poucos dias (19/08/09) e comprova de forma didática a importância da Floresta Amazônica para o clima e para o regime hídrico. Na época das chuvas, a região recebe muita umidade que chega do Oceano e é transportado pelos ventos pela Amazônia. No período de estiagem, perído em que a imagem foi regisrada, as fartas nuvens carregadas de chuva desaparecem de toda a região e ficam evidentes os processos de pequena escala que influenciam o clima local, pricipalmente no período mais quente do dia, ou seja nas tardes(como no horário da imagem). A cena revela a interação da floresta e da atmosfera para formar um padrão uniforme, com as chamadas "nuvens-pipoca" (popcorn clouds) regularmente espalhadas pela região.


As pequenas nuvens têm origem no vapor emitido pelo processo de transpiração das plantas. O sol forte, mais intenso nessa época do ano, incide sobre o solo e sobre a floresta, que se aquecem e, por sua vez aquecem o ar que se movimenta verticalmente, levando o vapor para cima. Um pouco mais acima, a atmosfera mais fria condensa a água, formando essas pequenas nuvens. É interessante observar que as nuvens se concentram exatamente sobre as áreas florestadas e, surpreendentemente, não sobre os rios, várzeas e igapós (florestas inundadas)!


É fácil entender, então, a consequência que o desmatamento causaria à região retratada nessa imagem. Esse processo, fundamental para o clima, cessaria.


Há algum tempo atrás, era comum ouvir-se que a Amazônia seria o "pulmão do mundo". Hoje, sabe-se que não é bem assim. Se formos fazer uma analogia semelhante, seria melhor descrever o papel mais fundamental da Floresta Amazônica, como:

  • A "caixa d'água": por lançar na atmosfera milhões de litros de água por ano, em forma de vapor, que, somando-se à umidade que chega do Oceano, formam as chuvas.
  • O "ar condicionado": por regular a temperatura

Ambas as qualidades interferem decisivamente na maior parte do Continente e o seu papel para todo o planeta ainda está por ser melhor conhecida.

Axel Grael
Engenheiro florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.