sexta-feira, 5 de agosto de 2022

LANÇAMENTO DA 2ª FASE DO NITERÓI JOVEM ECOSOCIAL







Muita felicidade na última quarta-feira (03), durante o lançamento da 2ª Fase do Niterói Jovem Ecosocial, em cerimônia no Teatro Municipal. Tenho um carinho especial por este programa, que tive a oportunidade de conceber, planejar e implantar, ainda como vice-prefeito e posteriormente secretário do Governo Rodrigo Neves. Desenvolvido pela Prefeitura de Niterói através do Pacto Contra a Violência e realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), nesta nova etapa a iniciativa prevê a capacitação de mais 500 jovens de 24 comunidades do município. O investimento é de R$ 25 milhões.

Ao longo de duas décadas à frente do Projeto Grael, ao lado da minha esposa Christa Vogel Grael e dos meus irmãos, vi a importância das oportunidades e da capacitação para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. A esta experiência, acrescentei meu amor pelas florestas para, junto à Valéria Braga, idealizar esse projeto de inclusão social. O secretário Anderson Pipico, com sua sensibilidade e competência, também foi fundamental para colocar em prática esse sonho.

O programa, que tem duração de 18 meses, promove inclusão social de forma qualificada e desenvolve competências profissionais por meio de ensino técnico profissionalizante. Em contrapartida, os alunos atuam em ações da Prefeitura, em áreas como reflorestamento, manutenção de recursos hídricos, ações preventivas de queimadas, de Defesa Civil e atividades visando à manutenção e à sinalização de trilhas da cidade. Durante o projeto, os jovens recebem bolsa-auxílio. Nesta 2ª Fase do Niterói Jovem Ecosocial, serão oferecidos 13 cursos: padeiro, confeiteiro, desenvolvedor de aplicativos, operador de suporte técnico em TI, assistente de marketing digital, eletricista e instalador residencial, agente de reflorestamento, agente de saneamento, mecânica de refrigeração doméstica, mecânico de motores ciclo otto, mecânico de motocicleta, auxiliar de operações logísticas e assistente administrativo.

Em dezembro de 2021, concluímos a primeira turma de formandos do EcoSocial, com 400 jovens beneficiados. Cerca de 30% dos participantes da primeira fase do programa estão formalmente empregados e 8 mil mudas de árvores foram plantadas pelos jovens nas comunidades participantes.

O Niterói Jovem EcoSocial mostra que os retrocessos ambientais que o país vem sofrendo, além de atentarem contra o futuro, desperdiçam oportunidades para o presente. Através dos jovens do Ecosocial, renovamos a esperança de que o futuro das nossas florestas pode estar em boas mãos. A segunda fase do programa será um sucesso ainda maior!

Axel Grael
Prefeito de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.