Iniciei a semana, na última segunda-feira (23), celebrando os dois anos do Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc), na Zona Norte de Niterói! Acompanhado de grandes nomes do esporte, como o meu irmão Lars Grael, Aída dos Santos, Bob Burnquist, Armando Barcellos, Ricardo Tatuí e Moises Santoro, visitei esse espaço tão especial, que vem transformando centenas de vidas. Lançado em 2019, na gestão do prefeito Rodrigo Neves, o Pesc reúne vários equipamentos dedicados à cultura e atividades sociais. Atualmente, o parque atende aproximadamente 500 pessoas, de crianças a adultos na terceira idade, com mais de 1000 atividades em 15 modalidades disponíveis.
Foi muito bacana mostrar à minha esposa Christa, ao meu irmão Lars e aos meus amigos do esporte o trabalho importante que o Pesc vem fazendo no desenvolvimento social de nossa cidade. Em seus dois anos de funcionamento, já fez despontar diversos atletas como a Rafaelle Deodato, do Atletismo, e Lidiane Carvalho, do Wrestling (luta olímpica) e levantamento de peso. Para além dos esportes, a grande conquista do Parque Esportivo e Social do Caramujo é promover inclusão social para centenas de niteroienses.Também mostrei a eles, com muito orgulho, as contenções de encostas e obras de urbanização feitas para levar dignidade aos moradores do bairro. Lembro com muita clareza das primeiras visitas que fizemos, em 2014, ao local onde hoje é o parque, para decidir sobre a implantação do campo de futebol, da quadra poliesportiva e da pista de atletismo. Foram obras que acompanhei bem de perto, desde a concepção.
O Parque Esportivo e Social do Caramujo representa de forma muito emblemática o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Niterói ao longo dos últimos anos. Quando o Rodrigo assumiu a administração municipal, em 2013, nossa cidade estava afundada em uma crise gravíssima. Aquela região, que por décadas foi completamente esquecida pelo poder público, ainda sofria pela tragédia de 2010, com o deslizamento do Morro do Bumba, bem perto dali. Com compromisso, planejamento e gestão, a Zona Norte passou por obras que mudaram a realidade da região. O Pesc abriu novas perspectivas de futuro para a população local, que passou a contar com um espaço de prática de esportes e inclusão social. Niterói e o Caramujo passaram por uma grande transformação.
A visita reuniu Lars Grael (medalhista olímpico da vela), Aída dos Santos (especialista no salto em altura, única mulher da delegação brasileira a disputar os Jogos Olímpicos de 1964 em Tóquio), Bob Burnquist (skatista vertical brasileiro e o maior recordista de todos os tempos em X-Games), Ricardo Tatuí (surfista profissional da primeira divisão do surf mundial), Moisés Santoro (sub campeão mundial de parajiu-jitsu em Abu Dabhi, campeão brasileiro, sulamericano e mundial), Monique Gois (campeã mundialito 2021, vice-campeã mundial de futevôlei), Armando Barcellos (ex-triatleta profissional brasileiro e bicampeão do Ironman do Brasil), Francisco Carlos (o Chiquinho do Niterói Rugby), Drauzio José Machado Junior (Parapente), Murilo Castilho Gomes (Tênis), Wolner Santos (Vôlei), Thiago Brani (Niterói Basquete Clube) e Ralph Calazans (Beach Tênis).
Axel Grael
Campo de Futebol do Parque Esportivo do Caramujo é inaugurado com partida entre ex-jogadores do Flamengo e Botafogo
Prefeito de Niterói visita obras do Parque Esportivo do Caramujo
PACOTE DE OBRAS PARA A ZONA NORTE DE NITERÓI - PRODUIS
Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS): conheça o escopo do projeto financiado pelo BID
PRODUIS: Prefeitura de Niterói anuncia na Comunidade São José a maior obra já realizada na Zona Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.