sábado, 25 de dezembro de 2021

Niterói Jovem EcoSocial: um sonho realizado



Alunos diplomados


Cerimônia de diplomção


400 jovens de 11 comunidades recebem diplomas de qualificação profissional

Nos últimos dias, concluímos mais uma etapa do Niterói Jovem Ecosocial! Não consigo esconder o xodó especial que tenho por este programa, que tive a oportunidade de conceber, planejar e implantar, ainda como vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento do Governo Rodrigo Neves.

Numa emocionante solenidade na Sala Nelson Pereira dos Santos, formamos o segundo grupo de alunos, com 279 alunos que concluíram este programa que une sustentabilidade, oportunidades de emprego e inclusão social. No total, o EcoSocial beneficiou 400 jovens de 11 comunidades de Niterói. Essa formatura não foi o final de um processo, mas sim o início. Mesmo antes de concluir o curso, 90 dos nossos alunos já estão empregados. Temos certeza de que esse número ainda vai crescer muito. A Prefeitura de Niterói vai ampliar o EcoSocial para levar o programa a outras comunidades e aumentar o número de alunos atendidos.




Representantes das turmas;


O programa, realizado em parceria com a Firjan desde 2019, promove a inclusão social de forma qualificada, desenvolve habilidades sociais e competências profissionais, por meio de capacitação técnica profissionalizante. Em contrapartida, os alunos atuam em ações de reflorestamento (já plantaram mais de 5 mil mudas), manutenção de recursos hídricos, prevenção de queimadas e atividades visando à manutenção e à sinalização de trilhas. Durante o projeto, eles recebem uma bolsa-auxílio de R$ 750.

No dia 17 de dezembro, receberam diploma os alunos dos cursos de Assistente Administrativo I, Assistente Administrativo II, Mecânico de Ciclo Otto, Confeccionador de Bolsas em Tecido, Costura Industrial, Eletricista de automóveis, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Padaria e Pizzaiolo.

Quando a gente sonha com políticas públicas, consegue implantá-las e o trabalho se traduz em centenas de jovens com diplomas em mãos, temos a certeza de que estamos no caminho certo.


Equipe de profissionais do Ecosocial. Parabéns a todos.


Após mais de 20 anos à frente do Projeto Grael, ao lado da Christa Vogel Grael e dos meus irmãos, vi muitos jovens sendo inseridos no mercado de trabalho. A esta gratificante experiência, acrescentei meu amor pelas florestas para, junto à Valéria Braga idealizar esse projeto de inclusão social. Me lembro quando apresentei a ideia ao então prefeito Rodrigo Neves, que na mesma hora comprou a ideia, incluiu o EcoSocial no Pacto Niterói contra a Violência e se tornou um grande entusiasta do do programa.

O secretário Anderson Pipico, com sua sensibilidade e competência, também foi fundamental para colocar em prática esse sonho. Hoje, ao ouvir os depoimentos dos alunos, temos a certeza de que o programa deu certo. Não teria sido possível sem a dedicação de cada professor e aluno, e dos parceiros, Firjan e Moleque Mateiro.

A violência não se combate com mais violência. A violência se combate com oportunidades, dignidade e igualdade social. A inclusão social é um caminho sem volta em Niterói.

Parabéns a todos os envolvidos! Que venham as novas turmas do Ecosocial!

Axel Grael
Prefeito de Niterói


--------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Alunos do projeto Niterói Jovem Ecosocial recebem kits pedagógicos que irão auxiliar o trabalho de campo à distância  
Niterói Jovem EcoSocial recebe mais de 300 cadastros
ECOSOCIAL: Prefeitura de Niterói assina contrato para iniciar trabalhos que conciliam meio ambiente, educação e inclusão social
ECOSOCIAL: Reflorestamento para educar e incluir socialmente
ECOSOCIAL: Prefeitura prepara projeto que levará reflorestamento para comunidades de Niterói
NITERÓI ECOSOCIAL: Prefeitura contratará 400 jovens em comunidades para atuar em reflorestamento de encostas
ECOSOCIAL: Prefeitura de Niterói lança edital para contratar projeto de reflorestamento em sete comunidades
ECOSOCIAL: Em Niterói, jovens de comunidades receberão R$ 500 para cuidar do meio ambiente
Proporção de áreas verdes de Niterói é bem acima dos padrões internacionais
PRÊMIO LIDERA RIO: Niterói conquista prêmio principal e 3 das quatro categorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.