sábado, 18 de julho de 2020

Pré-candidatos à prefeitura de Niterói atuam como blogueiros durante a pandemia


De acordo com a legislação eleitoral, estamos no período da Pré-Campanha para as eleições municipais deste ano, que começa oficialmente em setembro e terá a votação em novembro. Em função do momento atual, vivemos um período eleitoral atípico, como nunca aconteceu antes. Em virtude da pandemia da COVID-19, não será possível aglomerar eleitores e portanto a estratégia de pré-campanha e da própria campanha deverá privilegiar as formas de comunicação on-line, utilizando tecnologias de reuniões remotas ou das chamadas lives, quando as reuniões são abertas ao público.

Tenho realizado a "Conversa com Grael", uma live toda terça-feira, às 19 horas, e pelo menos três outras lives ou vídeoconferências por dia.

Outras prioridades são acompanhar o desenvolvimento do cenário social e político atual, estudar as medidas que outros países e cidades do mundo estão tomando para a retomada das atividades no momento pós-Covid e me reunir com especialistas, gestores públicos e lideranças comunitárias para pensar o futuro da cidade, formas de superar as dificuldades do atual momento e garantir a continuidade dos projetos desenvolvidos na atual gestão.

Futuro em construção.

Axel Grael



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Pré-candidatos à prefeitura de Niterói atuam como blogueiros durante a pandemia




Sem poder se fazer presentes nas ruas, políticos turbinam perfis nas redes sociais com lives e vivem rotina de encontros pelo Zoom

Leonardo Sodré

NITERÓI - Sem a possibilidade de participar de eventos e transmitir suas ideias pessoalmente aos eleitores nas ruas devido ao isolamento social, pré-candidatos à prefeitura de Niterói recorrem às redes sociais, com farta produção de conteúdo, no melhor estilo blogueiros. Para se fazerem conhecidos dos niteroienses durante a pré-campanha, os postulantes turbinam seus perfis, promovendo lives e reuniões por videochamada e movimentando grupos no WhatsApp.

Pelo menos cinco pré-candidatos — Axel Grael (PDT), Bruno Lessa (DEM), Felipe Peixoto (PSD), Flávio Serafini (PSOL) e Juliana Benício (Novo) — criaram uma rotina de lives semanais. Encontros fechados pelo aplicativo Zoom também são praxe neste novo normal. Ainda sem poder pedir votos — a campanha de fato só começa em 26 de setembro —, eles recebem convidados para debater o que julgam ser problemas da cidade e sugerem soluções. Temas como pandemia e mobilidade têm sido os mais constantes.

— Temos que nos adaptar sem reclamar e estarmos preparados para os desafios de administrar uma cidade como Niterói — diz a pré-candidata pelo Novo, Juliana Benício.

Ela tem realizado lives semanais, o “Papo com a Ju”, e reuniões virtuais diárias:

— É uma ferramenta fácil de usar e permite a escuta que deixamos de ter na rua. A conversa com o morador traz uma busca mais refinada do que a dos números. É um diálogo direto, mais próximo do pessoal.

Axel Grael, candidato do prefeito Rodrigo Neves à sucessão, também encontrou nas transmissões ao vivo, sempre feitas no telhado verde de sua casa, uma forma de manter a interação com o eleitorado. Ele aposta numa eleição completamente atípica:

— Quase todos estamos descobrindo agora as ferramentas on-line, passamos o dia de cara para a tela. Tenho aproveitado esta interação para me dedicar à estruturação do programa de Niterói na próxima década. Independentemente das limitações do isolamento social, acho que essas ferramentas vieram para ficar. E se elas vão mudar muito a relação entre as pessoas e o trabalho, vão fazer o mesmo com as eleições.

FORÇA DE MOBILIZAÇÃO

Flávio Serafini cumpre mandato de deputado estadual, do qual deverá se desincompatibilizar em agosto para concorrer a prefeito. Além das atividades parlamentares, ele tem feito duas lives semanais, no Instagram e no Facebook, convidando professores e especialistas para falar sobre assuntos relacionados à crise sanitária e aos desafios de Niterói:

— Neste período de pré-campanha, mantivemos grupos de discussão semanais por teleconferência com diversos setores. Isso é o que tem mantido a mobilização. Como será no período de campanha, ainda é uma incógnita. Será uma eleição com restrições, exigindo um esforço da população e dos meios de comunicação para fazer com que as propostas cheguem ao eleitor.

Felipe Peixoto vai para a terceira eleição consecutiva como candidato a prefeito de Niterói. Sem o contato nas ruas, ele criou um cronograma de pré-campanha com lives todas as segundas-feiras até setembro e reforçou a interação em grupos de WhatsApp:

— Gosto do contato pessoal, mas sempre usei muito as redes sociais. Não vejo só pontos negativos com o debate mais restrito ao ambiente virtual. Acho que as discussões que acontecem em eventos fechados, como debates, em que os candidatos levam o seu público e cada um fala com os seus, pode ganhar uma dimensão maior se forem transmitidas pela internet.

MUDANÇA DE POSTURA

Bruno Lessa vai na mesma direção e aposta numa mudança de postura também dos eleitores. O pré-candidato do DEM tem feito lives todos os dias no Instagram e às segundas-feiras à noite no Facebook. Diz que o objetivo é elaborar um programa de governo consistente:

— O ambiente virtual vai ser muito presente na campanha, com uma vantagem: propiciar mais debates entre os eleitores. Tenho me dedicado a responder a todos, inclusive aos que fazem comentários negativos. Isso nos aproxima.

Antônio Rayol (Podemos) tem se dedicado a reuniões virtuais fechadas. Ele diz que prepara um cronograma de lives e está produzindo vídeos com temas variados para as redes sociais. E avalia que a falta de acesso ou de habilidade de parte do eleitorado com a tecnologia dificulta a aproximação:

— Estou usando todas as possibilidades das redes sociais. No entanto, muita gente ainda tem dificuldade de se conectar, não sabe como participar das reuniões, dos debates nas lives. As redes sociais ajudam muito, mas impõem limitações. Vamos nos esforçar nas redes sociais, mas não será a mesma coisa.

TRE ESTÁ ATENTO

Também apresentado como pré-candidato a prefeito de Niterói, após assumir a presidência do PSL, em junho, o delegado federal Deuler da Rocha Gonçalves Junior ainda não tem perfil público nas redes sociais.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), a fiscalização da propaganda eleitoral atua a partir de denúncias que podem ser feitas na página do tribunal na internet. O órgão diz, em nota, que a liberdade de expressão na internet é ampla, como prevê a legislação, “só não pode pedir voto ou gastar dinheiro impulsionando a pré-candidatura”, como patrocínio de posts.

Fonte: O Globo





2 comentários:

  1. Olá!

    Sou pré-candidato a vereador aqui em meu município e acho que o futuro agora é pela via digital.

    Não sabemos como estarão as condições de campanha no período próprio e acho que não deveremos ver comícios nas cidades por causa das aglomerações. Logo o jeito será fazer um uso maior e mais inteligente da internet.

    Boa sorte!

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  2. Essa aproximação com o povo é muito boa, a gente se sente mais próximo. Não vejo a hora de tudo isso passar, e as coisas melhorarem em todos os sentidos possíveis. Principalmente em nosso meio político. Tenho refletido muito sobre isso e pesquisado também porque esse ano teremos eleições municipais, e eu quero apostar em algo novo. Veja esse vídeo da Glória heloíza, candidata a prefeitura do Rio e faça uma reflexão, não podemos colocar mais pessoas despreparadas no poder https://www.youtube.com/watch?v=JAPAYCnzpP0&feature=youtu.be

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