Esta publicação traz alguns resultados selecionados da Pesquisa Doação Brasil, uma iniciativa coordenada pelo IDIS em parceria com um grupo de especialistas e atores relevantes para o campo da cultura de doação no Brasil.
É a primeira pesquisa de abrangência nacional a mapear os hábitos de doação dos indivíduos no Brasil.
Fonte: IDIS
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IDIS lança pesquisa sobre o cenário da doação no Brasil
Em novembro do ano passado, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) convidou representantes do campo social e demais interessados para o lançamento dos resultados da pesquisa sobre a doação individual no país realizada pela Charities Aid Foundation (CAF), instituição sediada no Reino Unido e representada no Brasil pelo IDIS. O FICAS participou do evento realizado no Centro Ruth Cardoso, em São Paulo.
A pesquisa foi realizada com 1.313 pessoas acima dos 18 anos e com acesso a internet. Os resultados revelam um "cidadão generoso", que é motivado principalmente por: satisfação pessoal (51%), identificação com a causa (41%) e crença de que todos devem ajudar a resolver problemas sociais (40%). Entre as causas mais populares, se destacaram as organizações religiosas, que receberam o apoio de 49% das pessoas (o dízimo foi considerado doação), seguida do "apoio a crianças" (42%) e da "ajuda aos pobres" (20%).
"Os resultados mostram que as pessoas estão engajadas, sim, em mudar a sociedade para melhor. Um ponto de destaque para mim é perceber que não é a camada mais rica da população que tem disposto mais recursos do seu rendimento para colaborar com uma causa", afirma João Vitor Machado, da área da Mobilização de Recursos do FICAS.
A pesquisa revelou que o valor da doação média é de R$ 250 por ano. Esta média é mais alta entre a população de maior renda, porém as famílias de menor renda doam uma porcentagem maior: 1,2% da sua receita, enquanto famílias com rendimentos anuais acima de R$ 100 mil doam 0,4%.
A publicação "Giving Report 2017 Brasil" está disponível neste link.
Fonte: Ficas
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Principais Conclusões
As principais conclusões geradas por nossa análise sobre doações individuais no Brasil são as seguintes:
- Mais de dois terços das pessoas pesquisadas doou dinheiro nos últimos 12 meses* (68%), seja doando a uma organização social, a uma igreja ou organização religiosa, ou patrocinando alguém (sem fins comerciais).
- O apoio às organizações religiosas é a causa mais popular, com cerca de metade das pessoas pesquisadas fazendo doações dessa forma (49%).
- A quantia típica (mediana) doada pelos que fizeram doações nos últimos 12 meses é de R$250.
- Doar dinheiro diretamente na sede/escritório de uma organização social é a forma de doação mais popular (37%).
- Mais da metade dos pesquisados (52%) fez trabalho voluntário nos últimos 12 meses, e o apoio a organizações religiosas também se mostrou a causa mais popular (40%).
- Os brasileiros jovens, com idade entre 18 e 24 anos, apresentaram maior propensão fazer trabalho voluntário nas últimas quatro** semanas do que as pessoas mais velhas, com 41% tendo feito isso.
- “Ter mais dinheiro” é o fator mais citado pelos pesquisados como incentivo a doar mais nos próximos 12 meses, com cerca de seis em dez (59%) dizendo que isso os encorajaria.
(*) O período de 12 meses cobre agosto/2016 a julho/2017
(**) O período de 4 semanas refere-se a semanas de junho e julho de 2017, variando de acordo com a data da entrevista.
Fonte: IDIS
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