Ontem, dia 06 de setembro, o Iate Clube Brasileiro fez uma bela homenagem aos velejadores niteroienses Axel Schmidt, Erik Schmidt (os gêmeos do Mar) e Antonio Figueira Barbosa (o Pezinho), tripulates da equipe brasileira da classe Lightning, que conquistou a primeira medalha de ouro da vela brasileira, nos Jogos Pan Americanos de Chicago, em 1959.
O título dos velejadores foi o primeiro de muitos que vieram depois, conquistados por atletas na vela de Niterói, com uma especial predominância dos velejadores do Rio Yacht Club. Axel, Erik e Barbosa consolidaram a fama da cidade no esporte, que mesmo antes da conquista, já era conhecida no meio da vela como "A Academia", pela qualidade de seus velejadores.
Parabens aos homenageados, ao Iate Clube Brasileiro pela iniciativa e a Niterói, que mais uma vez mostra que merece ser reconhecida como a Capital Brasileira da Vela.
Nos últimos dias, ao ser anunciada a homenagem, velejadores do ICRJ contestaram o ineditismo do título dos velejadores de Niterói, alegando que a primeira medalha teria sido conquistada nos primeiros Jogos Panamericanos da história, realizado em Buenos Aires, em 1951. O sempre bem informado "Pezinho", tirou a dúvida: Em Buenos Aires, a vela era um esporte de exibição e, apenas dois barcos disputaram, um do Brasil (Roberto Bueno) e outro da Argentina, tendo as tripulações terminado nessa ordem.
Em Chicago, a disputa era oficial, havia um número significativo de países disputando e a regata teve bom nível técnico, com alguns dos elhores velejadores da classe no mundo.
Parabens!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.