sábado, 17 de abril de 2010

Parques: boas e más notícias

70% das unidades de conservação criadas no mundo nos últimos sete anos são brasileiras.

Em encontro com parlamentares noruegueses, na segunda feira (12), a recém empossada ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que substitui o ex-ministro Carlos Minc, anunciou que o Brasil ganhará mais 10 milhões de hectares de áreas protegidas na Amazônia nos próximos dez anos. Afirmou também que o Brasil foi responsável pela criação de 70% de todas as unidades de conservação criadas no mundo nos últimos sete anos. A Noruega é a maior parceira do Brasil na proteção à Amazônia, tendo sido o primeiro país a fazer doação para o Fundo Amazônia. No primeiro ano, foram doados US$ 140 milhões. O governo norueguês anunciou, no entanto, que suas doações podem totalizar US$ 1 bilhão até 2015, condicionadas à redução do desmatamento nos anos anteriores.
.
Hidrelétricas nos parques? É só o que faltava...!
Contraditoriamente, na mesma semana, surgiu a notícia que o governo federal pretende mudar a legislação para permitir que possam ser implantados barragens para a produção de energia nas unidades de conservação brasileira. Confiamos que a nova ministra, com quem já trabalhamos e conhecemos a sua convicção ambientalista, ficará atenta para mais um ataque à legislação ambiental. Parques submersos não cumprirão o seu papel!
Da coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 17/04/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.