sexta-feira, 1 de março de 2024

BICICLETAS COMPARTILHADAS: Bicicletas da NitBike foram apresentadas hoje ao público

 





Em evento realizado no prédio histórico da Estação Cantareira, recentemente desapropriado pela Prefeitura de Niterói, o programa Niterói de Bicicleta apresentou as novas bicicletas que comporão o sistema de bicicletas compartilhadas da cidade. O sistema se chamará NitBike, nome escolhido através de consulta pública através do aplicativo COLAB, com 5.240 votos da população. As "roxinhas" logo farão parte da paisagem urbana de Niterói e da rotina da população, ajudando de forma eficiente a mobilidade na cidade.

O sistema de bicicletas públicas foi idealizado pela equipe técnica da Coordenadoria do Niterói de Bicicleta, começará a sua operação em maio inicialmente com 10 estações e o restante em junho, julho e agosto, chegando a 50 estações (46 para adultos e 4 com bicicletas para crianças) que disponibilizarão um total de 600 bicicletas. As estações estarão localizadas próximas à distância de um raio de 5 km do Centro de Niterói, atendendo os bairros do Centro, Icaraí, São Lourenço, Barreto, Ingá, São Domingos, Gragoatá e Boa Viagem. A utilização da bicicleta será gratuita na primeira hora e, a partir daí, será cobrado uma taxa de R$ 8 por hora excedente ou fração.

A previsão é que as bikes produzam cerca de 5 mil viagens diárias, ampliando em muito o uso do modal cicloviário, que já é intenso na cidade. Niterói já tem a ciclovia mais movimentada do país, que é a da Avenida Marquês do Paraná, que faz parte do eixo cicloviário integrado também pelas ciclovias da Avenida Roberto Silveira, Avenida Amaral Peixoto e inclui também o bicicletário da Praça Arariboia. Acesse o Contabike, sistema de contagem de bicicletas em várias ciclovias de Niterói, para verificar o movimento intenso de ciclistas na cidade. 

A Prefeitura fará a implantação de novas ciclovias para ampliar ainda mais a possibilidade de deslocamento seguro por bicicletas na cidade. Há planos ainda de integração do NitBike com empresas locais, permitindo a instalação de estações patrocinadas, expandindo a área de cobertura e reduzindo os custos municipais. O uso das bicicletas será facilitado por um aplicativo exclusivo, de onde será possível desbloquear as bicicletas.

Seguiremos em frente fazendo de Niterói uma cidade sustentável e amiga da bicicleta.

Axel Grael
Prefeito de Niterói


Um comentário:

  1. Parabéns pelos trabalhos! Investir neste meio de transporte contribui para o meio ambiente e para a saúde da população, trazendo mais qualidade de vida. Que outras cidades brasileiras sigam o exemplo de Niterói!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.