sábado, 9 de março de 2024

Nova pista de atletismo da UFF está quase pronta. Conheça a dimensão das iniciativas de esporte social da Prefeitura





Passei na manhã deste sábado para vistoriar as obras de revitalização da pista de atletismo da UFF, obra que está sendo desenvolvida pela Prefeitura, em parceria com a universidade e com o apoio da Confederação Brasileira de Atletismo - CBAt e da Federação Estadual Rio de Atletismo - FERAt. A previsão é de inauguração da obra em maio de 2024, com um evento internacional organizado pela CBAt, no qual atletas terão uma das últimas chances para obter índice para os Jogos Olímpicos de Paris. 

Na terça-feira, dia 5 de março, recebemos a visita do presidente da CBAt, Wlamir Motta Campos, e do presidente da FERAt, Robson Maia. Na ocasião, discutimos os últimos detalhes para a conclusão das obras, a doação de equipamentos, inclusive a "gaiola" para as provas de Martelo e Lançamento de Disco. Esta é praticamente a última pendência e receberemos nos próximos dias o equipamento que foi utilizado durante a Rio 2016.

Além do evento de inauguração, segundo os dirigentes do atletismo, Niterói poderá receber em junho a Copa Brasil de Atletismo sub-20. Portanto, já iniciaremos com dois grandes eventos, dando protagonismo no esporte para a cidade, trazendo atletas, torcedores e turistas, movimentando assim a economia e promovendo o nome da cidade.

Recebi a visita dos presidentes da CBAt, Wlamir Motta Campos, e da FERAt, Robson Maia. Na foto também o secretário André Diniz, o presidente da EMUSA, responsável pela obra e técnicos e dirigentes das instituições esportivas e da Prefeitura.

Quem também está acompanhando atentamente as obras, mediante o nosso convite, é a querida e respeitada Aída dos Santos, atleta niteroiense, pioneira no esporte, que participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, competindo no Salto em Altura, tendo ficado num honroso em 4° lugar, quase conquistando um pódio. Aída é atenta aos detalhes e me repassa as suas criticas e sugestões para que tudo se conclua de forma perfeita. Nossa atleta tem 87 anos (nascida em 01 de março de 1937). é aposentada como professora da UFF. Além do destaque no esporte, Aída é geógrafa, pedagoga e professora de educação física.

Infraestrutura esportiva no Centro de Niterói

Junto com as instalações esportivas do Parque Esportivo de Niterói, que estão sendo implantadas pela Prefeitura no espaço da Concha Acústica, a cidade contará com um belo complexo esportivo no Centro de Niterói.

A primeira parte das obras do Parque Esportivo de Niterói foi entregue em dezembro de 2023 e, agora, está recebendo inscrições para as atividades esportivas e as turmas começarão as práticas de iniciação esportiva no dia 13 de março (semana que vem). Já estão inscritos quase 3.000 participantes.

Para o início dos trabalhos, já estão disponíveis para a população: o campo de futebol (que já recebeu a visita de técnicos da FIFA para a sua homologação), além da quadra de tênis, de vôlei de praia/beach tennis e uma quadra poliesportiva. Encontra-se em fase de construção uma arena poliesportiva para que a cidade possa sediar equipes profissionais de esportes como vôlei, handebol, futsal, basquete, dentre outros. Futuramente, haverá também uma piscina coberta.


Parque Esportivo de Niterói

Esporte nas comunidades

Cabe aqui destacar o trabalho que a Prefeitura vem fazendo para oferecer a atividade esportiva diretamente nas comunidades, implantando infraestrutura e equipes para o desenvolvimento das atividades. Em muitos desses programas, são oferecidas também atividades culturais. Veja apenas algumas destes programas:

PESC: É o caso do Parque Esportivo e Social do Caramujo - PESC, que atende 1.200 pessoas nas suas atividades, em sua grande maioria crianças e jovens. 

Parque Esportivo e Social do Caramujo - PESC.


Tiro com arco no PESC.

NEC: O programa Niterói Esporte e Cidadania - NEC, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - SMEL, recebe 1.600 participantes de programas esportivos em 20 comunidades.

VIRADOURO: Outra infraestrutura que merece destaque é a que está sendo implantada na comunidade da Viradouro, em Santa Rosa, e que será inaugurada em breve.



Campo de futebol e quadra poliesportiva na comunidade do Viradouro.

ENG: O Espaço Nova Geração - ENG funciona em dois CIEP´s que foram municipalizados: Anísio Teixeira (Fonseca) e Ester Botelho (Cantagalo). Atendem cerca de 650 participantes/ano, oferecendo atividades de artes marciais, capoeira, futsal (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino), além de informática, dança, teatro e sala de leitura.

NASCE: O recém criado Núcleo Avançado de Sustentabilidade, Cultura e Esporte - NASCE, iniciado há uma semana, é desenvolvido na Ilha do Tibau, que é parte do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP), prevê atender 600 pessoas em seus programas.

PARQUE RURAL: localizado no Engenho do Mato, oferece aulas de equitação e outros esportes. Possui cerca de 700 inscritos nas atividades, incluindo os 20 da equoterapia.

Parque Rural do Engenho do Mato.

COMPLEXO ESPORTIVO DO BARRETO: a unidade possui cerca de 3.000 inscritos em atividades para todas as idades, incluindo uma piscina aquecida.

Somente nas atividades acima citadas, são disponibilizadas mais de 10.000 oportunidades para atividades esportivas regulares da população, lembrando que ainda há diversos programas não contabilizados aqui, como atividades realizadas nas praias, outras iniciativas em comunidades e demais programas apoiados pela Prefeitura. Em breve, poderemos computar também as atividades do Parque de Atletismo da UFF.

----------------------------------

Niterói seguirá priorizando as obras de infraestrutura visando o esporte como instrumento de socialização, motivação e inclusão social e, quem sabe, não sairão desses programas também os futuros campeões.

Axel Grael
Prefeito de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.